TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probilidade e estatística

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Métdos estatísticos são utilizados em aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de quipamentos espaciais, no controle de tráfego, na previsão de susrtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental quanto na privada.

É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para tomada de decisões.

Estatística descritiva – é a parte da estatística que tem  por objetivo descrever os dados observados.

Estatística indutiva – é parte da estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do calculo de probabilidade. O cálculo de probabilidade é que viabiliza a inferência estatística

Termos Essenciais de Estatística

População – É um conjunto de pessoas ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum. A população pode ser finita ou infinita. Quando uma população finita tem um grande numero de elementos, o considera como infinita.

Amostra – A amostra deve apresentar as mesmas características que havia na população.

Dados brutos – É uma sequência de dados não organizados que ficam foram de ordem ou algo parecido, dados que foram obtidos por coleta de dados como por exemplo uma pesquisa na rua sobre quanto que o cidadão daria de nota de 0 à 10 para a governança do seu estado. Imagine como um vetor em que cada índice com um elemento que é a nota, só que os elementos não estão organizados de uma ordem, seja ela de como você prefirir, seja ela crescente ou decrescente.

Rol – é o nome que se dá a dados brutos já organizados, independente da forma.

Variáveis – São objetos de estudo de interesse do pesquisador. Por exemplo: Pesquisar em uma oficina quais  “marcas”, “carros” que dão mais problemas e vão a conserto. Marcas e carro são variáveis. As variáveis podem ser do tipo qualitativo ou quantitativo.

Variável qualitativa  são atributos ou qualidade, como por exemplo a cor dos olhos de uma pessoa.

Variável quantitativa são numerais, como a contagem e enumeração que se dar por DISCRETA que seria  como o número de irmãos, numero de filhos. Há também a CONTINUA que determina como uma faixa de valores. Exemplos: renda familiar mensal, peso, altura.

Técnicas de amostragem:

Amostragem Casual ou aleatória Simples- Este tipo de amostragem se equivale a um sorteio lotérico.

Exemplo, sortear 10% de todos que vão participar da amostra de representatividade da classe, isso pode ser manualmente se pequeno o número de elementos ou aluno nesse caso. Quando o número de elementos da população é muito grande utilizasse programas de computador para fazer o sorteio.

Amostragem Proporcional Estratificada: Utilizada quando a população se divide em subpopulções chamada de estratos. Exemplo: quero saber 10% da população que irão fazer a prova por meio de sorteio. 54 homens e 36 mulheres dando um total de noventa pessoas. Agora faço a porcentagem de cada, tirando 10%. Homens 5,4 e mulhres 3,6. Porém tem que se arredondar porque não existe uma pessoa e meia. Passando a ser homens 5 e mulheres 4. Total de 9 que serão divididos os grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com