TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos logísticos para a importação de qualquer mercadoria entregue à empresa

Artigo: Procedimentos logísticos para a importação de qualquer mercadoria entregue à empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Material da aula

Recebimento

É o departamento responsável por controlar a entrada de toda e qualquer mercadoria entregue na empresa.

A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.

• O recebimento pode ser dividido em dois segmentos: Administrativo e Físico.

a) Recebimento Administrativo: essa modalidadede recebimento baseia-se na comparação de documentos, tendo por objetivo permitir apenas a entrada dos produtos comprados pelo Departamento de Compras.

Para otimizar os procedimentos do recebimento, as empresas adotam o sistema que emitem um “espelho do pedido” .

“espelho do pedido”= contém informações para serem comparadas com a nota fiscal que deve ser emitida pelo fornecedor e enviada junto com o produto.

Atenção!!!

• Alguns itens que devem ser comparados entre o espelho do pedido e a nota fiscal do fornecedor:

1- destinatário da nota fiscal ;

2- data da emissão e chegada da nota, pois isto tem consequências para o departamento de contas a pagar;

3- condições de pagamento;4- material (descrição, CFOP);

Nota: o CFOP será interpretado de acordo com as Notas Explicativas, e visam aglutinar em grupos homogêneos nos documentos e livros fiscais, nas guias de informação e em todas as análises de dados, as operações e prestações realizadas pelos contribuintes do imposto DAS ENTRADAS DE MERCADORIAS E BENS E DA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS.

5- quantidade;6- Valor unitário;7- Peso (quando necessário).

b) Recebimento Físico: nesta fase é que ocorre a conferência efetiva da mercadoria adquirida e espelho de compra/nota fiscal.

Informações Administrativas Informações Físicas

Espelho de compra e nota fiscal Quantidade e condições de embalagem do produto

Após o pedido ser conferido, a documentação é arquivada e a nota fiscal é encaminhada para o departamento fiscal e contábil.

Armazenagem

A armazenagem vem do termo armazém, que é o espaço físico onde se deposita a matéria-prima, os produtos semiacabados ou já finalizados.

A armazenagem compreende quatro atividades básicas: recebimento, estocagem, administração de pedidos e expedição. As duas primeiras integram o processo de entrada de um produto na instalação de armazenagem, enquanto as outras duas compõem o processo de saída dos produtos.

O armazém também pode funcionar como Medidor de fluxo de mercadorias (identificando o momento certo que determinado produto deve ir para o mercado).

No processo de armazenagem é importante observar as condições gerais do ambiente, dando atenção especial à limpeza, higiene e disciplina organizacional, para que não ocorram prejuízos como avaria ou perda total do produto.

Atenção!!!

Produtos como materiais explosivos, inflamáveis ou radioativos; produtos nocivos a saúde humana e produtos de alto valor aquisitivo merecem cuidado especial no seu armazenamento.

Embalagem

A embalagem tem por finalidade a proteção dos produtos e das mercadorias.

Um processo logístico, em nível de excelência, procurará utilizar-se de embalagens adequadas que possibilitem:Movimentar produtos sem quebras ou danos e Otimizar atividades de Manuseio e Armazenagem.

A embalagem tem grande importância no processo logístico, pois pode tanto reduzir custos, como também agilizar entregas, reduzir perdas, diminuir o percentual de chances de extravio de produtos etc.

Classificação e Características das Embalagens

As embalagens podem ser produzidas dos mais variados materiais (PVC, papelão, isopor, madeira), de acordo com sua destinação no processo logístico. Elas são classificadas da seguinte forma:

1- Embalagem Primária: É a embalagem que está em contato direto com o produto. É muito utilizada em alimentos, sendo facilmente identificada ao embalar. Exemplos: leite, embutidos, molhos, alimentos congelados, conservas etc.

2- Embalagem Secundária: É a que tem por missão proteger a embalagem primária no processo logístico de transporte, armazenagem e distribuição. Exemplos: o plástico que envolve as latas de bebidas, a base de papelão que acondiciona as caixas de leite etc.

3- Embalagem terciária: Acomoda a embalagem secundária, e é composta por base firme (pallet), para fácil movimentação na armazenagem e no transporte.

4- Embalagem quaternária: Qualquer tipo de contentor, tendo como função facilitar a movimentação e armazenagem dos produtos. Esses contentores geralmente tem ampla vida útil de forma a serem resistentes e sempre reutilizados.

5- Embalagem quinto nível: É a embalagem usada para o envio de matérias a longa distância, conhecida como contêiner, produzidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com