TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Como Função Administrativa: Um Estudo Sobre A Estrutura Organizacional E O Processo De Decisão Em Uma Empresa

Monografias: A Organização Como Função Administrativa: Um Estudo Sobre A Estrutura Organizacional E O Processo De Decisão Em Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA III

RIBEIRÃO PRETO

2011

ANA PAULA DE SOUZA R.A. A017DE-9

DANIELA FLORÊNCIO R.A. A65774-6

DANIELA TABUSHI CARVALHO R.A. A64EBA-3

GABRIELA OLIVEIRA R.A. 679502-1

GLEICE DA SILVA R.A. A68IHJ-8

VALDIR JESUÍNO THIAGO JÚNIOR R.A. A5807H-5

Cia Henrig

A Organização como função administrativa: um estudo sobre a estrutura organizacional e o processo de decisão em uma empresa

Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA III trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 3º/2° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

RIBEIRÃO PRETO

2011

Agradecimentos

Agradecemos à gerente empresa estudada, Talita Guideroli, que nos prestou total apoio quando nos apresentou a empresa, os sistemas e nos cedeu gentilmente algumas informações para a realização deste projeto.

"Obstáculos são aqueles perigos que você

vê quando tira os olhos de seu objetivo."

Henry Ford

Sumário

Sumário

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar na organização em estudo a importância dada à estrutura organizacional e aos processos de decisão, na forma de ferramenta na funcionalidade administrativa da organização, segurança,confiabilidade, compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos para que o comprometimento como conseqüência da decisão, esteja alinhado com a visão da empresa.

Tem como objetivo também, a partir do conhecimento das diferentes abordagens do pensamento administrativo, descrever os métodos e processos de decisão em uso na organização sob influência da estrutura organizacional e analisar os processos decisórios que estão em estudo destacando os pontos fracos (ameaças) e pontos fortes (oportunidades) dessas práticas a fim de contribuir para a eficácia, eficiência e adaptabilidade da organização capaz de estimular o comprometimento das partes interessadas para com o objetivo organizacional.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A estrutura organizacional define-se como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.

Compreendendo os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo e tem como característica a visão focalizada sobre o sistema e sua interdependência com o ambiente; expectativa de incerteza e de imprevisibilidade, já o sistema fechado, apresentando características: à visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, com ênfase no planejamento e no controle; expectativa de certeza e imprevisibilidade, firmando seus estudos na teoria burocrática. Sendo assim a estrutura corresponde à maneira como as organizações estão organizadas e estruturadas.

O processo decisório é o processo organizacional mais importante no gerenciamento eficaz das organizações, uma vez que as decisões são tomadas sobre todas as principais funções destas, isto é, estabelecimento de metas, decisão sobre os meios para atingir os fins, defesa da organização e resolução de conflitos internos.

A teoria da decisão assume desta forma um lugar privilegiado dentro do pensamento administrativo, contemplando os níveis operacional, tático e estratégico. Desde SIMON, a teoria da decisão conquistou sua especificidade e seu campo conceitual próprio, deixando ao longo do tempo uma abordagem meramente quantitativa para adequar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com