TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - Orçamento Empresarial

Por:   •  6/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

PROJETO INTEGRADOR: SIMULAÇÃO DA PROJEÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA PADARIA SÃO JOSÉ

Brasília

2015


 

PROJETO INTEGRADOR: SIMULAÇÃO DA PROJEÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA PADARIA SÃO JOSÉ

 

Trabalho de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Claretiano como um dos pré-requisitos para conclusão do Projeto - Orçamento Empresarial.

ORIENTADOR

Professor Dr. Elvisney Aparecido Alves

Brasília

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................pg 5

1.1 Objetivo Geral................................................................................pg 5

1.2 Objetivos Específicos..................................................................pg 5

2. METODOLOGIA.................................................................................................pg 7

3. DESCRIÇÃO E INFORMAÇÕES DA EMPRESA..............................................pg 9

        3.1 Histórico da Empresa.................................................................pg 32

        3.2 Ramo de Atividade.................................................................

3.3 Missão................................................................................................pg 32

        3.4 Plano de Venda e Produção.....................................................

        3.5 Produto............................................................................................

4. ANÁLISE DOS DADOS...................................................................................pg 12

        4.1 Custos.............................................................................................

        4.2 Demonstração de Resultado do Exercício.....................

        4.3 Fluxo de Caixa..............................................................................

        4.4 Resultados Obtidos..................................................................

5.  CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................pg 22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................pg 23


1. INTRODUÇÃO

O presente estudo visa caracterizar e analisar dados de uma empresa, com objetivo de evidenciar o histórico da empresa, suas estratégias de venda e produção, bem como analisar os dados contábeis que possibilitam ver a real situação em que a empresa se encontra no mercado.  

 Diante disto, decidiu-se elaborar pequenas tabelas que mostram os elementos contábeis e pequenas análises que detalham as operações internas e externas da empresa estudada, que é a padaria identificada pelo seu nome fantasia “São José”. Esta se trata de uma microempresa, que há mais de 12 anos atua na fabricação de pães, produtos de confeitaria e outros produtos de conveniência. O empresário Pedro Soares comanda as áreas produtiva, financeira e estrutural da padaria, por isso o mesmo foi quem forneceu as informações acerca dos âmbitos e aspectos estudados neste trabalho, os quais ganharam, posteriormente, uma análise detalhada e concisa, devido à escassez de dados mais específicos.  

Esta análise objetiva, portanto, a descrição dos dados financeiros empresariais para possíveis futuras melhorias na contabilidade da padaria São José e despesas recorrentes dos gastos internos e externos. Desta forma, com o estudo dos dados é esperado que se atinja uma boa empregabilidade dos princípios orçamentários que atuam numa empresa, de modo a otimizar a prática da gestão financeira. Contudo, perguntas análogas foram surgindo, tais como: há um controle rigoroso das despesas internas e externas da empresa? As informações e dados descritos pelo entrevistado descrevem fidedignamente a realidade? O planejamento orçamentário elaborado para todos os âmbitos da empresa foram, de fato, empregados? Essas perguntas tentarão ser respondidas, por meio da análise minuciosa do conteúdo disponibilizado, ainda que pouco representativo em alguns aspectos e dados.

  1. Objetivo Geral

  1. Objetivos Específicos

2. METODOLOGIA 

A presente pesquisa está ambientada no contexto empresarial na área financeira e de produção, com abordagem orçamentária. À luz de teóricos como Roesch (2009), Chiavenato (2004) e Martins (2003), que abordam conceitos tais como: caracterização da organização, a missão e o sistema de custos de uma empresa. Foi realizada uma análise de estrutura e funcionamento de uma padaria de nome fictício “Padaria São José”. As informações e dados foram conseguidos por meio de conversa informal com o dono do estabelecimento, bem como pesquisas diversas.

A coleta de dados abarca desde o plano de vendas, orçamento financeiro, até os custos de produção. Os acessos às informações contábeis da empresa foram restritos devido ao sigilo mantido pelo proprietário. Porém as principais informações, necessárias para a realização do trabalho, estão contidas no corpo do mesmo, com exceção das informações referentes ao fluxo de caixa.  

Os métodos utilizados na pesquisa foi tanto o qualitativo quanto o quantitativo. O método qualitativo encontra-se no que se refere à atual e futura situação da empresa, financeira e estrutural. O método quantitativo, por sua vez, deve-se ao levantamento das informações e dados pesquisados.  


3. DESCRIÇÃO E INFORMAÇÕES DA EMPRESA

 Neste ponto caracteriza-se a empresa, que é o objeto de estudo deste trabalho. Esta caracterização da empresa é fundamental para conhecer melhor o objeto de estudo, visto que, segundo Roesch (2009), a caracterização da organização é importante, pois qualquer organização apresenta uma história, na qual auxilia no entendimento de uma situação problema, como data de fundação, alterações em sua natureza jurídica ou propriedade.

3.1 Histórico da Empresa

Pedro Soares, em 2002, trabalhava como feirante e possuía um caminhão que usava para transporte das mercadorias e da estrutura da banca. Devido à idade e a exaustão que o trabalho como feirante causava, Pedro começara a cogitar trocar de ramo. Surgiu a oportunidade de comprar uma mini padaria que um conhecido seu estava vendo. Após conversar com sua mulher, ele decidiu vender seu velho caminhão para investir na compra da padaria. No começo era necessário o pagamento de aluguel muito caro, hoje em dia a padaria funciona em outro local com aluguel mais barato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (515 Kb)   docx (295.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com