TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”

Artigo: Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

Antes da revolução industrial a atividade produtiva era artesanal no máximo contava com a ajuda de algumas máquinas simples, com a revolução industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a ser empregados, perdendo a posse da matéria prima do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a manusear máquinas que desconheciam e com o crescimento acelerado das industrias veio a necessidade de aumentar a eficiência e a competência dos trabalhadores com as empresas para se obter um melhor rendimento possível no intuito de garantir a maior produção dos trabalhos, tornando necessário evitar o desperdício e economizar mão de obra.

Na prática tanto o empirismo quanto a improvisação foi substituído pela administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício.

Concluímos que nos séculos XVII e XVIII o empirismo e a improvisação eram predominantes, sendo que os principais representantes do chamado empirismo inglês são: John Locke, Francis Bacon, Thomas Hobbes, David Hume, eles lutavam contra a desigualdade social. Negavam a existência de ideias inatas e enfatizava que o conhecimento humano provém de duas fontes básicas: atenção e reflexão.

Com o crescimento desorganizado das empresas no século XX, houve um descontrole na administração tornando obrigatório uma abordagem científica mais específica que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominante.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi o criador da administração científica trazendo a (ORT) Organização Racional do trabalhador, conceito básico da administração.

Henri Fayol (1841-1925) teve sua principal preocupação em aplicar métodos para aumentar a eficiência das empresas por meio da organização criando assim a teoria clássica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com