TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QQual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?

Exames: QQual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 7

WEG – FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................... 3

2 O NASCIMENTO DA ELETROMOTORES.......................................... 4

2.1 Inauguração........................................................................................ 4

2.2 SEDES................................................................................................. 5

2.3 Sedes da WEG no Brasil .................................................................. 5

2.4 Sedes da WEG no Exterior .............................................................. 5

3 Novas técnologias para Desenvolvimento da Produção .............. 6

4 As primeiras exportações................................................................. 6

4.1 Após a Crise Internacional 2008...................................................... 7

5 Novas fábricas na China.................................................................. 7

5.1 Expansão e Internacionalização..................................................... 8

6 QUESTÃO.......................................................................................... 9

6.1 CONCLUSÃO..................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

A WEG é uma das maiores fabricantes de Equipamentos Elétricos do país. Reconhecida internacionalmente a empresa tem uma grande trajetória de sucessos no decorrer dos seus 50 anos. Neste trabalho tento explicar um pouco de sua história e as conquistas.

2 O NASCIMENTO DA ELETROMOTORES JARAGUÁ WEG

Em Maio de 1961, Werner foi procurado por Eggon João da Silva (futuros sócios) dizendo que Pedro Donini - seu primeiro grande amigo em Jaraguá do Sul - havia comentado que Werner teria interesse em fabricar motores elétricos e ele estava interessado em se aprofundar mais sobre o assunto. Começaram então a conversar e Werner mostrou como funcionava sua oficina, os consertos em geral - que era sua fonte principal de renda - os dínamos e os geradores que fabricava espontaneamente e motores elétricos que vendia na oficina.

Pensaram em ampliar o seu negócio e depois de muita conversa chegaram à conclusão que motores elétricos seriam o ideal para ser fabricado em grande escala.

Depois de todo planejamento, ficou combinado que cada um investiria na sociedade um capital que equivalia a mais ou menos US$ 3.909,00 (três mil e novecentos e nove dólares). Começaram então a fazer as instalações físicas, alugaram um galpão para estabelecer a empresa e no dia 1° de setembro de 1961 começaram a instalar as máquinas, organizar a estrutura da empresa e a fazer as instalações elétricas do galpão, para ajudá-los nessa tarefa eles contrataram um eletricista instalador Hilário Bertoldi.

2.1 INAUGURAÇÃO

No dia 16 de setembro de 1961, em Jaraguá do Sul, com a união de um eletricista – Werner Ricardo Voigt, um administrador – Eggon João da Silva, e um mecânico – Geraldo Werninghaus surge a Eletromotores Jaraguá Ltda, que, posteriormente torna-se a Eletromotores WEG SA.

A fábrica já estava pronta para funcionar. Iniciaram a fabricação de motores elétricos na Eletromotores Jaraguá, junto com o funcionário número um Honório Pradi e na mesma semana Waaldir Lessmann, Adalbérgio Elísio e seu irmão Udo.

A partir daí a empresa teve uma grande trajetória de sucessos e veio a ser tornar uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

2.2 SEDES

2.3 SEDES WEG NO BRASIL

No país, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba), São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo e Monte Alto), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares).

2.4 SEDES WEG NO EXTERIOR

No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Estados Unidos, Áustria, Portugal, África do Sul, China e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos e anunciado a pouco na China.

3 NOVAS TÉCNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO.

Visando melhorar a produção de seus produtos, um dos sócios, Geraldo, se empregou em uma empresa concorrente para aperfeiçoar seus conhecimentos em alguns aspectos técnicos para o desenvolvimento da produção. Logo depois dessa estratégia, os três sócios viajaram para a Alemanha em busca de novas tecnologias em motores elétricos.

Em 1965, a WEG investe na compra e instalação em sua sede própria. Um ano depois, na primeira convenção nacional de vendas inicia a formação da rede de distribuidores técnicos pelo país. Já em 1968, sofrendo com a falta de mão de obra, pois naquela região, as pessoas dedicavam seu tempo à agricultura, eles viram a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com