TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho

Seminário: Qualidade de vida no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Aqualidade de vida no trabalho também cativa os talentos

No texto foram encontradas as seguintes ideias principais:

• Oferecer ambiente de trabalho saudável: Se houver problemas como líderes despreparados ou chefes muito autoritários, comunicação interna falha, falta de manifestação de opiniões, talentos não demonstrarem o seu potencial, inexistência de crescimento interno, etc. resulta em desequilíbrio no clima organizacional fazendo com muitos colaboradores deixem a empresa, o que prejudica o alcance de objetivos organizacionais causando até o fim dessa organização. Para evitar esse risco, a empresa deve enxergar os seus colaboradores como seres com necessidades específicas e que precisam, além de uma remuneração atraente, algo a mais, uma melhoria na qualidade de vida no trabalho, pois a maioria das pessoas passa mais tempo no ambiente de trabalho do que em sua casa.

• Mostrar interesse pelo colaborador: A organização deve apresentar um diferencial para seus profissionais, como por exemplo, a Capemisa Seguradora que instituiu o Programa Qualivida, coordenado pela gerência de Recursos Humanos da empresa, incentiva a prática de atividades físicas, promove campanhas de monitoramento da saúde, orientações nutricionais para seus colaboradores e suas famílias, o programa além de melhorar a qualidade de vida de seus profissionais, trabalha a exposição da marca nos principais eventos de corrida da cidade.

• O cuidado com a saúde vai além da vida corporativa: O Programa procura conscientizar que todos são responsáveis diretamente pelos cuidados com a própria saúde, após a adoção do programa os colaboradores se sentem motivados a adotar boas práticas e levam para sua família o que recebem na organização, foi notado que isso reduz os afastamentos por questões de saúde e aumenta o desempenho no trabalho.

• Reter talentos: Além de desenvolver os profissionais, há o desafio de fazer com que eles queiram continuar trabalhando na mesma empresa, pois ter colaboradores de qualidade é de extrema importância para a organização, devida a expressiva competitividade imposta pelo mercado. Não é apenas o dinheiro, mas também os benefícios que os atraem, atualmente elevados níveis de estresse vivenciados pelo ritmo dos centros urbanos fazem com que as pessoas queiram trabalhar em um lugar com um clima organizacional em equilíbrio e é isso que a Capemisa procura realizar com o programa Qualividaque já faz parte da cultura da empresa, profissionais de todos os níveis hierárquicos participam, reforçando a importância que a empresa dá a esse programa, que cuida da saúde e do bem-estar de seus funcionários, algumas atividades requerem que eles se ausentem do seu posto de trabalho por um curto espaço de tempo, isso é compreendido e tem total permissão dos gestores, esses resultados são percebidos e extremamente valorizados pelos colaboradores. Uma boa qualidade de vida no trabalho fideliza os funcionários na empresa em que atuam.

Relação do texto Aqualidade de vida no trabalho também cativa os talentos com a disciplina de Gestão de Pessoas I

Segundo Idalberto Chiavenato As organizações bem sucedidas tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregadoscontratados e é isso que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com