TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Elementos Contribuem Para Geração de Riqueza das Nações, Segundo Smith?

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise no capítulo 5 e responda: que elementos contribuem para geração de riqueza das nações, segundo Smith?

  Um trabalhador não se levanta toda manhã apenas porque ama seu trabalho ou deseja praticar o bem. Ele sabe que precisa desta ocupação para sobreviver. No entanto, com este gesto, ele ajuda toda a sociedade, pois graças ao seu esforço, as pessoas que dependem dele, também são beneficiadas, segundo Adam Smith, publicado  em seu livro  riqueza das nações onde ali ele explica a natureza do sistema econômico, e traz elementos que contribuem para a geração de riqueza das mesmas.

 Exemplificado no parágrafo anterior Para Smith, a economia se move pelo interesse privado dos indivíduos, e outro elemento e a ampliação da produtividade com base na especialização produtiva tanto no âmbito internacional, quanto dentro do seu próprio país atrelando esses dois aspectos a liberdade do ponto de vista econômico e político que seria o próprio liberalismo Smith, aumenta a quantidade de produção por três razões. Primeiro cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior na realização de uma simples tarefa repetitivamente. Segundo, economiza-se tempo, pois se o trabalhador puder ir ao trabalho, outro fara sua função. Terceiro, o maquinário pode ser desenvolvido para aumentar a produtividade, uma vez que as tarefas tenham sido simplificadas e feitas habitualmente por meio da divisão do trabalho. Aqui, percebe-se a ênfase na produção manufaturada e na produtividade do trabalho. Vale-se lembrar da  harmonia dos interesses e o governo limitado, Smith ressaltou que os participantes da economia tendem a ir atrás de seus interesses pessoais. O negociante busca o lucro, o consumidor procura encontrar o preço mais baixo por um bem, de acordo com sua qualidade, o trabalhador tenta encontrar o salário mais alto, de acordo com seu trabalho, mas, escondida no aparente caos da atividade econômica, esta a ordem natural, surgindo assim a mão invisível do mercado que se tornou a figura “ mais famosa da economia”que  direciona o comportamento do interesse próprio para um tal caminho que o bem social emerge.

A chave para o entendimento da mão invisível de Smith e o conceito de competitividade. A ação de cada produtor ou mercador que esta tentando obter lucro é contida por outros produtores ou mercadores que estão, provavelmente, tentando ganhar dinheiro. A competitividade reduz o preço dos bens e, conseqüentemente, o lucro de cada vendedor. Em situações em que inicialmente, apenas um único vendedor, o lucro extraordinário atrai novos concorrentes que aumentam a oferta e eliminam os lucros excessivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com