TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEMENTOS DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DO CARÁTER E CIDADANIA DOS ALUNOS

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  2.878 Visualizações

Página 1 de 14

ELEMENTOS DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DO CARÁTER E CIDADANIA DOS ALUNOS

Adrianey de Moraes da Silva

Bruna Peixoto Oliveira

Estéfany Raiol Sousa

Rosilene das Graças Dias dos Santos

Valdiza Pires da Silva

Orientadora: Rosilene Maria Setubal Padilha

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia/ Licenciatura (PED0852) – Prática II

09/06/2014

RESUMO

No presente trabalho, tivemos como foco analisar quais os elementos da relação professor-aluno, que contribuem na formação do caráter e cidadania dos mesmos, e considerando de suma importância essa relação no processo de ensino-aprendizagem. Este paper tem por finalidade sugerir e argumentar qual o verdadeiro papel da escola como instituição reflexiva, analisando o papel do afeto, dedicação, respeito e diálogo. Precisamos pensar em escola como um ambiente de construção de conhecimentos através de motivação, e para que isso aconteça, é preciso que os docentes reinventem e reencantem a educação, estabelecendo uma conexão do que já foi construída e criando novas vivências no processo de aprendizagem dos educandos, tendo liberdade em aplicar métodos e formas criativas em determinadas situações escolares, para que a educação não venha ser algo mecanizado. Sendo assim, desenvolveremos qual o papel do professor no processo de construção de uma educação crítica.

Palavras-chave: Professor. Educação. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Discussões, pensamentos, idéias, debates, entre outros, muitos são as abordagens a respeito de como seria a verdadeira e essencial relação professor- aluno na educação. Logo, a escola precisa ser vista como um ambiente de preparação para a vida futura, com o objetivo de gerar cidadãos do mundo, tendo como pressuposto principal o desenvolvimento cultural e científico dos mesmos, através de uma educação geral, intelectual e profissional. A instituição não desenvolvendo seu papel como sendo uma organização reflexiva e crítica cairá no fracasso escolar. Nós acreditamos que a educação não pode ser pensada como uma caixa onde depositamos informações, mas o ato de educar só pode ser concretizado com afeto, dedicação, diálogo, respeito e reflexão, elementos dos quais estaremos abordando neste paper.

Diante disto, abordaremos a seguinte problemática de como os educadores estão exercendo suas atividades para que toda esta educação idealizada venha a ser concretizada e implementada de forma que a relação professor-aluno seja estabelecida a partir de uma construção de valores morais e éticos, pois o que podemos verificar nas salas de aula atualmente é total falta de comprometimento com o que de fato se espera na educação.

Inicialmente abordaremos os conceitos dos elementos citados acima, propondo uma pratica destes elementos, e apontando metodologias onde os educadores irão inserir os mesmos em seu ensino.

2 ELEMENTOS DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DO CARÁTER E CIDADANIA DOS ALUNOS

Entende-se que a relação professor aluno pode criar muitos sentimentos inclusive expectativas, frustrações, identificações pessoais e gratificações, com isso, ressaltamos que se houver fragilidade do amor, do respeito, ou em qualquer um dos elementos que contribuem nessa relação, isso se refletirá no modo em como esses aprendizes irão se comportar em sala de aula, gerando um empobrecimento de conhecimento social e pessoal, dificuldade na autoria de pensar e produzir dentro e fora de sala de aula.

A aprendizagem é um processo de construção e reconstrução de conhecimentos, mas para que isso ocorra é necessário que o professor saiba que ele precisa de determinados "elementos surpresa" que irão ajudá-los a socializar o saber a todos os alunos.

2.1 AFETIVIDADE

A afetividade é a ação mais complexa e intensa que o indivíduo pode participar a partir de um elo de amor. Logo, é nesse momento que o ser humano precisa de um cuidador, um outro sujeito já cuidado, que vai estabelecer regras básicas e necessárias para que a fonte do amor não seja destruída.

Em parceria com os pais, a escola deve assumir este desafio com a finalidade de evoluir os alunos enquanto seres humanos.

Mas será que a escola está obtendo êxito nesta tarefa? Para que este difícil legado ocorra, sua função pedagógica é cuidar da sua formação, fazendo com que cada um cumpra regras, tenham seus limites e suportem suas frustrações. O afetivo também tem muita influência no cognitivo, pois a partir do momento que a criança se sente amada, respeitada, querida pelas atitudes que o professor demonstra, é certo que tudo isso irá desencadear uma vontade da mesma aprender.

Outro fator importante que se entrelaça com a afetividade é a necessidade de o professor procurar conhecer o universo do seu aluno de uma forma particular, e com isso mostrar o quanto ele é importante e como um convívio harmonioso trará benefícios ao seu desenvolvimento. Cunha (2008, p. 51) diz que:

Em qualquer circunstância, o primeiro caminho para a conquista da atenção do aprendiz é o afeto. Ele é um meio facilitador para a educação. Irrompe em lugares que, muitas vezes, estão fechado às possibilidades acadêmicas. Considerando o nível de dispersão, conflitos familiares e pessoais, e até comportamentos agressivos na escola hoje em dia, seria difícil encontrar algum outro mecanismo de auxílio ao professor mais eficaz.

As crianças por elas mesmas são dotadas por sentimentos, necessidades físicas e espirituais, desejos, e em virtude disso temos a necessidade de conhecer cada uma, saber quem ela é, para que assim possamos ajudar com disposição, pois assim a valorizamos e as conscientizamos que ela é um ser em constante desenvolvimento.

O afeto precisa ser desenvolvido e assim, será algo determinante na vida do aluno pois quando ele percebe que é amado, estimado, isso aumenta sua auto-estima, deixa-o feliz, e como conseqüência deixa uma rica experiência de aprendizado, marcando positivamente a vida do aluno.

O educador precisa ter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com