TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões teóricas de economia

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

3 SÉRIE –ENGENHARIA CIVIL

ALUNA: ADRIANNY CRISTINA DE ASSIS

RGA: 201511312005

                                  QUESTÕES DE TEORIA ECONÔMICA

  1. O que é uma economia de mercado?

É um sistema econômico marcado pela predominância da iniciativa privada, existem empresas públicas e estatais, porém essas devem estar em menor número e não devem ditar o ritmo do mercado.

  1. O que é uma Economia de Planejamento Central?

É um sistema onde a economia e a produção econômica estão centralizadas no Estado e não no mercado como ocorre na sociedade capitalista. O Estado era o grande agente econômico e todas as empresas são estatais. 

2.1 Como se define a Inflação em uma Economia de Mercado?

 Inflação é a expansão monetária da economia de um país, ou seja, o aumento da quantidade de dinheiro em circulação no sistema financeiro, e que, consequentemente, ocasiona um aumento generalizado de preços. As decisões das autoridades monetárias dos países influenciam as taxas de inflação; todavia, não é só isso que a modifica, pois há diversos outros fatores que transformam o comportamento da inflação dos países.

2.2 Como se define a Inflação em uma Economia de Planejamento Central?

A economia planificada, em teoria, não sofre com ciclos de negócios, mas também não experimenta uma super produção. Não há inflação pois o preço é fixado e a moeda não tem valor negocial externo; os bens produzidos, mesmo que não sejam ao gosto dos consumidores, são distribuídos de uma forma equitativa pela população (pelo menos em teoria...).

  1. O que significa “Divisão Social do Trabalho”?

Entende-se por Divisão Social do Trabalho as atribuições (individuais ou coletivas) produtivas nas estruturas socioeconômicas, onde cada sujeito possui uma função na estrutura social, da qual emana seu status perante a sociedade.

  1. O que significa “Acumulação de Capital”?

Acumulação de capital, como o próprio nome já diz é a concentração do dinheiro nas mãos de poucas pessoas. É uma característica fundamental do Capitalismo na qual poucos tem muito e muitos têm pouco.

  1. O que significa “Inflação Inercial”?

A inflação inercial ocorre quando os preços de uma economia oferecem resistência às políticas de estabilização para atacar as causas primárias da inflação, é a chamada memória inflacionária. Essa inflação inercial é decorrente de mecanismos de indexação, que reajustam o valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado, ou seja, mesmo que não tenha uma razão do preço aumentar, ele aumenta baseado nessa memória inflacionária.

  1. O que é Poupança Externa e Interna?

Poupança nacional, ou poupança interna, é o que resta da renda total da economia após o pagamento das despesas de consumo e das compras do governo. Quando o consumo da população consome toda e qualquer possibilidade de poupança e o governo não tem como se financiar, ele precisa captar dinheiro no exterior. Consequentemente o acesso à poupança dos gringos se chama poupança externa.

  1. Quais são as formas de Renda na Economia?

Terra, capital e trabalho. As rendas que são pagas pela aplicação destes fatores à produção são, respectivamente: renda da terra/aluguéis, lucro/juros e salário.

  1. Qual o propósito de um Plano de Estabilização Econômica?

Seu objetivo é controlar a inflação e estabilizar a economia.

9   O que significa uma “Estrutura Dualista” na Economia?

      Economia dual refere-se a coexistência de dois setores econômicos dentro do mesmo espaço, separados por diferentes níveis de desenvolvimento, tecnologia e padrões de demanda. Assim, um setor fará uso intensivo do Capital e será tecnologicamente mais avançado, enquanto outro setor vai empregar intensivamente o trabalho e ser tecnologicamente primitivo.

  1. O que significa uma externalidade positiva e negativa?

Vou explicar através de um exemplo: uma fábrica pode poluir um rio e ao mesmo tempo gerar empregos. Assim, a poluição é uma externalidade negativa porque causa danos ao meio ambiente e a criação de empregos é uma externalidade positiva por aumentar o bem estar e diminuir a criminalidade. O governo deverá agir no sentido de inibir atividades que causem externalidades negativas e incentivar atividades causadoras de externalidades positivas.

  1. Quando uma mercadoria tem utilidade?

 Cada mercadoria possui seu próprio valor de uso: o café alimenta, o casaco aquece etc. Mas, todas elas foram produzidas pelo uso da força de trabalho. Então, o trabalho serve para igualar todas as mercadorias. Os consumidores apenas reconhecem tal valor e adquirem o bem que mais necessitam. Logo, todo objeto que é útil tem valor de uso, e tem valor de troca porque o mesmo tem utilidade no mercado.

12 O que é um bem econômico?

São aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano. 

13 Qual o significado da População Economicamente Ativa e quem faz parte dela?

É a porção da população que está com idade e em condições de trabalho, estando empregada ou, de alguma forma, procurando por emprego. A PEA corresponde, dessa forma, à faixa populacional responsável pela produção de riquezas a partir do trabalho, com remuneração especificamente voltada para o cumprimento de suas atividades.

14 O que se entende por Concorrência Perfeita e Imperfeita?

Mercado de concorrência perfeita é um tipo de concorrência de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores. Assim, por esse número ser grande, nenhuma organização por si só pode influenciar o nível de oferta de mercado e, consequentemente, os compradores não alteram o preço de equilíbrio. O mercado característico da concorrência imperfeita é aquele que caracteriza-se pela grande possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por meios de diferenciação dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, etc. Ou seja, nesse tipo de estrutura de mercado existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com