TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO POR DENTRO DA CAIXA PETRA: TECONOLOGIA E ECONOMIA

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE -UFAC

GRADUAÇÃO BACHARELADO CIÊNCIAS ECONÔMICA

RAIANE MAIA DA SILVA

RESENHA DO LIVRO POR DENTRO DA CAIXA PETRA: TECONOLOGIA E ECONOMIA CAP 1

A HISTORIOGRAFIA DO PROGRESSO TÉCNICO

RIO BRANCO AC 2020

O livro a caixa preta trás alguns pontos abordados que influenciaram alguns economistas a trazer seus pensamentos referentes a produtividade dando ênfase as transferências tecnológicas e suas influencias particulares considerando a eficácia de politicas governamentais.

Vale aqui fazermos uma analise referente ao primeiro capitulo “ A historiografia do progresso técnico” que aborda conceitos e história sobre a mudança tecnológica e suas variações quanto ao ritmo de crescimento e desenvolvimento junto ao processo de produção, sendo bem especifico o autor aponta os pontos positivos em que influencia no direcionamento e a rapidez com que as novas tecnologias se integralizam com o crescimento da produtividade .

Schumpeter também influenciou profundamente a abordagem dos economistas e historiadores onde deu ênfase para a obra de Marx e suas instituições capitalistas, casada com o dinamismo tecnológico em uma observação principalmente ao capitalismo, já Schumpeter trás ênfase a natureza descontinuada do progresso técnico ou seja para ele a inovação do produto tinha implicação tanto para entender a natureza do capitalismo enquanto força histórica como para a compreensão as natureza do processo competitivo para ele o problema esta em como o capitalismo administra as estruturas existentes, ao passo como o problema cria e destrói. Já landes foi analisado a tecnologia industrial moderna na Europa Ocidental.

Não basta entender o que leva o crescimento das mudanças técnicas e sim o ritmo no qual ocorre esse processo, sendo assim e necessário se levar em conta  não somente a historia e sim a variabilidade do tempo e do espaço em que isso ocorre, juntamente com o dinamismo técnico, tais característica esta ligadas a mudança social e o seu crescimento econômico, e quem trás isso muito bem ressalvo e Marx e Engels.  

Por Marx ser considerado um grande estudo da tecnologia em suas variações econômicas, Roserberg indaga que a contribuição de indivíduos isolados não podem trazer quaisquer mudança tecnológica e que se haveria necessidade de examinar o modo no qual como as forças sociais maiores se comportariam diante dos problemas que demandam soluções imediatas.

Além da questão do ritmo, há uma questão distinta relativa a direção  da atividade invertida, isso vem como em comum a preocupação a propencao das inversões para   poupar fatores de produção ou seja muitos economistas trouxeram a questão de que quanto mais tecnologia mais se pouparia a  mao de obra, o que levaria a escassez da mao de obra e a abundancia de recursos, porem isso veio a ser defendido por Habakkuk , pensamento bem contrario aos neoclássicos. Logicamente isso e tudo uma questão de oferta e demanda ao produto a ser gerado no processo tecnológico.

Quanto a difusão sobre as novas tecnologias ainda se tem muito investigado dentro da historia da economia isso devido, isso devido os seus efeitos de aumento da produtividade depende da sua utilização a locais apropriados, há os que se baseiam-0se primordialmente nas mudanças das condições econômicas legais, na medida  em que elas afetavam a disponibilidade de mão de obra                                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com