TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o Livro de Introdução a Economia de Wilson Cano

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do Livro Introdução à economia

Livro de Wilson Cano


      Segundo Wilson Cano  ele apresenta o inter-relacionamento de suas peças fundamentais juntamente com a vivência prática de atos e fatos economicos, como por exemplo atividades , compartimentos produtivos e também instituições. O homem realizava todos os atos fundamentais à satisfação de sua necessidade que se baseavam em produção e o consumo, o efeito disso também se dissolvia na sociedade que tendia a desaparecer a produção para o consumo próprio. A produção segundo ele com o evoluir do processo e também da civilização fariam com que as necessidades do homem e da sociedade passavam a ter um caráter ilimitado, essas necessidades que Wilson cita seriam divididas em duas classes:  As necessidades individuais ( corporais,espirituais, e de consumo suntuário) e por fim as necessidades coletivas.
 
  Entrando em afundo na filosofia de Wilson, notamos que o meio social era quem ''criava'' uma obrigação na diversificação do atendimento e disponibilidade á essas tais necessidades, que teriam o nome de Conforto. O progresso da sociedade em si referente as publicidades,moda,influencia de maiores como a mídia fizeram com que a ''coisa material'' se tornasse uma necessidade, o que consequentemente diferenciasse as classes sociais e suas perspectivas rendas. Um exemplo de progresso de sociedade referente ao luxo pode ser olhando pelo passado quando o luxo era a construção de pirâmides e hoje em dia a construção de edifícios, olhando por outro ponto de vista, Cano notificou que todos em si sacrificavam recursos nos quais poderiam ser usados e projetados em prol da sociedade tendo mais efeito, como em hospitais, saúde, educação e moradia.
   Satisfazendo essas necessidades, o homem seria forçado a produzir inúmeras coisas nas quais teriam características físicas denominadas
bens, e quando não tivesse essas características elas seriam denominadas serviços; eles em si seriam classificados em dois tipos segundo W.Cano, sendo eles: Livres (sem esforço algum) ou econômicos ( esforço humano, preço, venda). Essa produção e consumo na sociedade moderna estariam distanciados no tempo e no espaço, e também na capitalista e moderna eles estariam desvinculados um do outro. A produção segundo o livro de Wilson teria 3 fatores detalhados que seriam o trabalho,recursos naturais e o capital, com a finalidade de diminuir o esforço e aumentar a eficiência do homem no processo produtivo, revelando o potencial produtivo do sistema e sua capacidade teórica de produção.
    O estudo da população é uma peça fundamental para isso, contando com a análise do sistema econômico, os mais elementares dentre são a densidade populacional,o número de habitantes por quilômetro quadrado. Com a dimensão territorial e as diversidades regionais, essa análise trouxe um melhor entendimento do problemático brasileiro. Uma análise que também viria a ser importante segundo estudos de Wilson era as condições de saúde, de educação da população,a capacidade física e intelectual humana, conseqüentemente constituindo a força de trabalho o possibilitando para o exercício de trabalhar(serviços). Essa problemática citada acima do subdesenvolvimento e desenvolvimento econômico é evidenciado pela comparação das diferenças entre os países, um exemplo dessa diferenciação pode ser os tipos de morbidade, que nos primeiros países são as doenças típicas decorrentes do sistema nervoso ou aparelho circulatório, já nos segundos países são a tuberculose, gastrite, sarampo e disenteria.
 O nível de renda, o progresso científico, saneamento básico fizeram com que abaixasse acentuadamente a mortalidade infantil, tiveram melhorias também na esperança de vida mas ainda nos encontramos muito distante do índice para com os países desenvolvidos. Uma examinação a se fazer também pode ser a localização rural ou urbana que nos países desenvolvidos tem um alto grau de industrialização e urbanização, no qual o Brasil teve uma grande evolução em seus territórios precários. Passando por mais uma análise a estrutura sexo-etária como costumes e hábitos impedem que o  elemento feminino participe de forma mais marcante no processo produtivo do país, o que gera não só em um país mais em todos uma diminuição no potencial de trabalho, mas com a urbanização e industrialização, e a necessidade de a mulher complementar a renda familiar isso aumento muito a participação feminina na força de trabalho.
 Quanto á distribuição etária os países subdesenvolvidos possuem uma população ''jovem'' visto que a economia apresenta uma maior contigencia adulta devido á baixa esperança de vida e as taxas de crescimento demográfico bem alta nos próprios países, fato muito importante notado por Cano. Já nos países desenvolvidos são destinados a maior estoque em relação as pessoas com idade para produzir. Outro fato que atrasa os países subdesenvolvidos são a má educação e pouca dada aos jovens e a má preparação para cuidados e atenção para com os idosos, sem contar o desemprego que já está muito presente no nosso país. Esse estoque citado por Cano pode se alterar devido a acontecimentos como a mortalidade, natalidade e migração, na qual no Brasil teve um desenvolvimento na taxa de natalidade, já de uma visão mais ampla a taxa de mortalidade se mantém igualitária.
  Os recursos naturais usados para a produção e consumo o homem obtém totalmente do solo e subsolo, do clima, e também pelo recurso hidrológico, visto por outro lado a utilização econômica dos mesmos recursos deve ser vistos como dinâmicos e não estáticos, fazendo o uso correto dos recursos.
 O capital segundo Cano, para o cidadão é visto como seu depósito em poupança e outras formas de economias, como se fossem seu capital, assim como propriedade privada, pública, compra de casa ou algum bem relativo. Mas em vista disto Cano  fixou que nem toda propriedade privada ou pública pode ser considerada capital, pois o capital é referente mais a produção. Com o desenvolvimento da sociedade o homem nota que quanto mais instrumentos para a produção ele obter mais fácil de produzir será, essa produção de bens se divide em três tipos:
os bens e serviços de consumo,intermediários,e de capital. Após definir o capital econômico vimos que se constitui o capital acumulado em uma economia, ou seja o estoque de capital da nação.
    Tudo o que foi descrito por Wilson Cano até aqui nos faz chegar a seguinte conclusão de que esse fenômeno de produção distribuída, recebe, em economia o nome de divisão social do trabalho, o que possibilita ao homem a produção em larga escala, o aumento da eficiência produtora, e a evolução técnica e o barateamento dos custos; essas unidades produtoras do sistema se nomeia aparelho produtivo, esse aparelho produtivo se divide em 3 setores: setor primário no qual é o simples(recursos naturais e trabalho não qualificado), o setor secundário no qual é o emprego maciço de capital e trabalho qualificado e uma pequena quantidade de recursos naturais, e por fim o terciário no qual condizem a produtividade média da economia. Se aprofundando nos estudos Wilson Cano notou os fluxos desse aparelho econômico no qual se baseava no fluxo real(oferta) que era denominado produto, e o fluxo nominal(demanda) no qual era a renda total do sistema. Ambos se encontram no mercado que detende satisfazer as necessidades fazendo a corrente de bens e serviços finais produtivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com