TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reducao de custos em inventarios

Por:   •  21/9/2016  •  Artigo  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE[pic 1]

CAMPOS PONTE RASA

REDUÇÃO DOS ERROS NA CONTAGEM ANUAL DE ESTOQUE

SÃO PAULO – SP

2016

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE[pic 2]

CAMPOS PONTE RASA

DANILO DO NASCIMENTO                        RA: 559824[pic 3]

              FAGNER LOPES LEITE                        RA: 559197

GREGORY GEORGE                                RA: 559208        

ROBSON GUIMARÃES BARROS        RA: 559696

WILSON ALVES ALBUQUERQUE        RA: 560130

REDUÇÃO DOS ERROS NA CONTAGEM ANUAL DE ESTOQUE

Artigo apresentado a Faculdade Carlos Drummond de Andrade, para obtenção parcial de Graduação em Tecnólogo em Logística, aplicação das Disciplinas no artigo  sob a orientação do Professor: Alexis Boldrin.

SÃO PAULO – SP

2016

Folha De Aprovação[pic 4]

São Paulo,        de                                 de 2016.

------------------------------------------------------------------

Orientador do Grupo Prof. Alexis Boldrin

        

[pic 5]

        

“As nuvens mudam sempre de posição, mas são sempre nuvens no céu. Assim devemos ser todo dia, mutantes, porém leais com o que pensamos e sonhamos; lembre-se, tudo se desmancha no ar, menos os pensamentos”.

                                                          (Paulo Beleki)

“A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo”.

                                                           (Albert Einstein)

Redução de Erros na Contagem Anual

A logística hoje em dia é fundamental para todas empresas, buscando sempre redução de custos e agilidade nos processos, sempre em cima da frase “fazendo mais, gastando menos”.

Essa importância ficou mais evidente na guerra, pois os militares precisavam constantemente de armamento, comida, medicamentos e etc.

Desde os tempos bíblicos os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate onde eram necessários planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. (DIAS, 2009, p.27)

Com o passar dos tempos novas técnicas e desenvolvimento tecnológico fez com que a logística tivesse mais importância ainda nos custos da empresa.

Sempre buscando fazer mais gastando menos buscar soluções para enxugar custos facilitar os processos e executar mais rapidamente são sempre objetivos pois fazer quando se tem tempo e dinheiro é bem mais fácil.

Pelas pesquisas feitas pela revista IMAM foi analisado que a parte onde o gasto é grande, e muitas empresas ainda cometem erros na sua organização e planejamento é o estoque.

Claro que o nível de estoque depende muito do tipo de empresa, e de sua cultura, por exemplo: um supermercado não pode se dar ao luxo de não ter o produto na hora que o cliente quer, já a empresa Ferrari quando faz seus veículos sobre encomenda para ter um público que deseja seu produto diferenciado com exclusividade, e, portanto, não mantém

O estoque ainda em muitas empresas não é totalmente bem organizado o que acaba gerando desperdício, erros com consequente acréscimo de custos.

O que nos leva a um dos principais erros no estoque. A contagem anual.

Muitas empresas ainda optam por fazer essa contagem a moda antiga sem um bom planejamento organização e distribuição correta das tarefas.

Esses pequenos erros podem fazer diferença no resultado final, principalmente por ser algo que depende da habilidade de acurácia da pessoa.

Meios de otimização no estoque

PROGRAMA DE ACURACIDADE DE ESTOQUE

[pic 6]

Acurácia: a acurácia é uma ferramenta fundamental para a otimização do controle de estoque, o sistema consiste na apuração e análise do "estoque real" (o que está presente fisicamente no armazenamento, por exemplo), com o "estoque lógico" (os números que estão registrados no sistema de controle de mercadorias). 

Para haver acuracidade no inventário de uma loja, por exemplo, é necessário que as informações apuradas no estoque físico sejam exatamente compatíveis com as que estão registradas no sistema de controle de mercadorias do estabelecimento.

Dentro de um inventario existem 3 tipos mais utilizadas pelas empresas, que são, o sistema PERMANENTE, PERIODICO e CICLICO.

Permanente: tem o controle excessivo do sistema de entrada e saída de mercadorias, em quantidades e valores,

      Adotando esse sistema, a administração de uma companhia pode dispor permanentemente de informações básicas para o planejamento das compras de forma a evitar que ocorram faltas de mercadorias ou compras em excesso, bem como acompanhar a evolução do resultado no decorrer do exercício.

Peiódirco: O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado.

É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período.

Esses dois processos, tem como:

Vantagens: Fácil apuração, dispensa pessoal especializado e atende a exigência do físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (140 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com