TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre danos ambientais rurais e urbanos

Por:   •  20/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 16

REFLEXÕES SOBRE DANOS AMBIENTAIS COM VISTAS À SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE RURAL E URBANA

                                                                           SILVA, Diamile Patrícia Lucena da[1]

RESUMO

O presente artigo elucida a problemática dos danos ambientais que vêem ocorrendo com mais veemência após a industrialização, a descoberta do petróleo e o avanço da tecnologia, a busca sem precedentes por mais fontes de energia, e a intensificação das atividades humanas  bem como a exaustão dos recursos naturais. Esses problemas devem e podem ser equacionados de forma sustentável para garantir o futuro do planeta, requerendo uma nova postura de entendimento das relações homem - natureza. No meio rural e no meio urbano, há atores que se relacionam de modos diversos com o meio ambiente. O preconceito enraizado na sociedade sobre a realidade do campo e sobre todas as formas em que o meio ambiente é agredido, direciona a responsabilidade apenas para o setor rural. A fim de que cada pessoa perceba seu papel tanto na degradação do meio ambiente como na preservação deste, indispensável que sejam empregados esforços na efetivação de uma nova mentalidade. E a Educação Ambiental surge como uma das ferramentas cruciais, neste processo de implantação de procedimentos técnicos e normativos almejando a sustentabilidade, a Formação Ambiental da população.Assim, através deste artigo de revisão bibliográfica e da análise da opinião de diferentes autores, buscou-se proporcionar maiores instruções a respeito das questões ambientais, para que imbuído do saber ambiental o indivíduo possa articular as melhores escolhas, primem pela manutenção da qualidade de vida, preservem os recursos  e também interferir junto à representatividade legislativa e executiva na área ambiental.

Palavras-chave: Ruralidade; Sensibilizar; Prevenção de danos.

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade vê-se diante de uma problemática que atinge o mundo inteiro que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais em detrimento da manutenção do sistema socioeconômico mundial. O crescimento vertiginoso encontra-se em desequilíbrio com a proteção do meio ambiente, os esforços para mudar tal situação são válidos, a partir do momento em que se estuda a possibilidade de um modelo sustentável de desenvolvimento no qual o individuo em cada uma de suas ações, desempenharem o papel de ser humano consciente.

O impacto de uma atividade/operação sobre o meio ambiente é uma mudança de uma situação ambiental existente, ou de equilíbrio, causada por esta atividade, onde os componentes ambientais (água, solo, fauna, flora, ecossistemas especiais, saúde ambiental) poderão ser afetados, o impacto ambiental é considerado antropogênico, ou seja, provocado pelo homem. No meio rural pode-se elencar inúmeros impactos tais como: erosão, perda da biodiversidade, geração de resíduos perigosos, poluição do solo, poluição atmosférica e da água, desmatamento, práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal entre muitos outros. Todavia, no meio urbano também há outros impactos sobre o meio ambiente entre eles: problemas como falta de áreas verdes, poluição generalizada do ar e do solo, com o excesso de gases poluentes e a falta de saneamento básico.

Vale ressaltar que quando se menciona zonas urbanas indicamos os centros metropolizadas, em geral onde as políticas públicas são aplicadas, enquanto que no campo, os agricultores, os pecuaristas, nem mesmo os grandes produtores em sua maioria não receberam informações para atuar de forma propicia ao desenvolvimento sustentável. E esta dissipar idade está enraizada na própria história do homem rural que são frutos de uma formação excludente diferente da formação social do homem da cidade que sempre foi includente.

Como mudar esse panorama?  A ausência de informação e conscientização são os principais fatores contribuintes para a disseminação destes problemas. Portanto a educação é o ponto de partida para esta transformação social. E a Educação Ambiental surge como uma das ferramentas cruciais, neste processo de implantação de procedimentos técnicos e normativos almejando a sustentabilidade, a Formação Ambiental deve ser não somente aquela que trabalhe apenas com a idéia de que o verde é lindo, mas prepare o cidadão, neste caso, o Homem do campo e o homem urbano, para atuar com sustentabilidade no seu trato diário pois somente através da sensibilização pode-se alcançar um modelo ideal de desenvolvimento que gerencie e utilize de maneira adequada os recursos naturais.

O trabalho apresenta uma abordagem sobre como a degradação ambiental ocorre tanto no cenário rural quanto no urbano e como isso se evidencia dentro da sociedade, avaliando os impactos ambientais gerados pela falta de conhecimento e hábitos ambientais e mostrando que só através da Educação Ambiental pode-se sensibilizar os indivíduos para este dilema;   investigando para tal a formação social deste dois agentes e suas interfaces na sociedade.

O presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa ou tradicional aliado ao recorte empírico, onde se buscou analisar o homem do campo e o homem da cidade sobre o ponto de consciência ambiental uma vez que é sabido toda a diversidade existente entre outros aspectos tais como: mobilidade, tempo, dinheiro, relações, trabalho,saúde, segurança dentre outros.

Diante de circunstâncias em que o ser humano assola o cenário da natureza, percebe-se que ainda não há uma verdadeira consciência de que o ambiente rural e urbano impactam o meio e devem ser observados e tratados da mesma forma sob o aspecto de degradação e ambos imbuídos de transformar a realidade que os cerca de maneira positiva e sem agredir os recursos naturais.

Há que se buscar meios para se conscientizar todos os segmentos da sociedade de seu papel em todo o contexto ambiental e uma rotulação equivocada vem a encobrir a realidade que gira em torno dos principais impactos ambientais do Planeta.

  1. A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO URBANO E RURAL

A poluição é consequência inexorável da existência humana, tendo se agravado com a urbanização e a industrialização da sociedade. A Preocupação com a maior redução do impacto de suas ações deve estar presente no dia-a-dia das indústrias, de modo que a sua sobrevivência e a de seu público-alvo sejam garantidas.

De acordo com Rolim (2003), as questões relativas ao meio ambiente tornaram-se um importante e complexo desafio para a sociedade. Essa preocupação geral advém da verificação que não há condições de sobrevivência no planeta sem os recursos naturais: ar, solo, água e que a conservação ambiental é necessária para a existência do homem na terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com