TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio com Planacon Assessoria e Contabilidade Ltda

Pesquisas Acadêmicas: Relatório de estágio com Planacon Assessoria e Contabilidade Ltda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Dados do Aluno: Gustavo Piccinini

Dados da Empresa: Planacon Assessoria e Contabilidade Ltda

Período de Realização: 1º/08/2013 à 29/11/2013 totalizando 70 horas

Orientação e Supervisão: Orientação: Leandro Tuzzin

Supervisão: Ana Maria Mattos Souza

1 – INTRODUÇÃO

A realização do estágio tem como principal objetivo buscar ambientar o aluno na prática de todas as atividades realizadas dentro de um escritório contábil ou de uma empresa que tenha a contabilidade interna e seja realizada por ela. Toda a parte teórica que aprendemos em sala de aula, nos é colocada de uma forma que nos abre mais a cabeça e nos insere de uma maneira mais ampla, pois na prática os fatos ocorrem mais seguidamente e devemos estar preparados para darmos uma solução a isso. O objetivo principal para mim, foi poder aplicar na prática todos os conteúdos e matérias tidos até esse período na faculdade e buscando o máximo de informações para que eu possa começar a ter noção de como é o funcionamento de leis, impostos, datas e atividades que são realizadas por um escritório, buscando assim me tornar um melhor profissional e também um melhor ser humano.

2 – EMPRESA

INSTITUCIONAL

A Planacon Assessoria e Contabilidade atua no mercado desde 1998, trabalhando na prestação de serviços contábeis e gerenciais nas empresas. Situa-se na cidade de Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul. Construiu ao longo destes anos uma reputação de seriedade e transparência em seus serviços prestados, buscando sempre o melhor para seus clientes e parceiros, tendo em sua carteira de clientes todos os ramos empresariais como, por exemplo, indústrias, comércio, prestação de serviço, associações, construtoras e incorporadoras, entre outras, abrangendo várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados também como Santa Catarina e São Paulo, tornando-se assim uma referência em sua área de atuação, buscando sempre evoluir e acompanhar as mudanças constantes que giram em torno de questões empresariais, gerenciais e de processos internos, resumindo assim em sua missão: Executar os serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e Assessoria gerencial com tecnologia para clientes que buscam qualidade nos serviços prestados.

SOLUÇÕES

• Agilidade na montagem e abertura de empresas;

• Sinergia na avaliação de planejamento tributário;

• Condições de cumprimento de prazos na entrega de informações Contábeis, Fiscais e Gerenciais;

• Otimização dos processos que garantam a confiabilidade das informações Contábeis, Fiscais e Gerenciais;

• Utilização dos benefícios de controle ativo fixo para fins fiscais;

• Máxima utilização dos recursos e sistemas disponibilizados.

METODOLOGIA

• Baseado em metodologia própria;

• Implantação direcionada às necessidades dos clientes;

• Focada em redução de custos sem perda da eficiência operacional.

OPORTUNIDADES & BENEFÍCOS

• Alocação de equipe altamente capacitada;

• Substituição de custos fixos por variáveis;

• Padronização de processos, permitindo ganho de produtividade;

• Redução do risco de contingências Legais, Fiscais e Trabalhistas;

• Cumprimento dos prazos para geração de informações;

• Permite aos gestores da empresa focarem no negócio;

• Relatórios gerenciais que permitam tomada de decisões estratégicas.

3 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Iniciei meu estágio atuando no Departamento Fiscal do Escritório Planacon. Comecei fazendo a separação dos documentos encaminhados pelas empresas as quais o escritório presta assistência. Os documentos são separados por setor, ou seja, cada documento é entregue ao setor ao qual pertence, para que os funcionários possam utilizá-los para a realização dos serviços prestados no mês.

Após a separação e encaminhamento dos documentos aos setores, realizei o lançamentos dos documentos de entrada e saída das empresas. A saídas são as vendas e prestação de serviço que as empresas realizam durante o mês corrente. A s entradas são as compras, conta(s) de energia e imobilizados que a empresa possa ter tido no mês.

Existem códigos específicos para cada empresa de acordo com a sua classificação fiscal. O escritório atende empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Lançados todos os documentos da empresa é realizada a conferência dos lançamentos realizados e após feito o fechamento, ou seja, a apuração dos impostos incidentes sobre as vendas e as compras realizadas.

Realizei a entrega da DACON (Demonstrativo de Apuração de Contibuições Sociais) que tem prazo de entrega estipulado sempre no quinto dia útil do subsequente e em caso de não entregar essa Declaração incide multa no valor de R$ 500,00. Atualmente estão obrigados a entrega empresas optantes pelo Lucro Real.

Realizei também a entrega da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), onde na mesma são informados os pagamentos dos impostos que a empresa teve que pagar no mês. O prazo de entrega é sempre no décimo quinto dia útil do mês subsequente. Para esta declaração estão obrigados a entrega todas empresas Lucro Presumido e Real que tiveram tributos federais incidentes, caso contrário não devem ser entregues. Ambas as declarações citadas anteriormente são transmitidas diretamente para a Receita Federal através de um Certificado Digital que deve ser adquirida pelo contador responsável e que será procurador das empresas que necessitem a entrega dessas Declarações.

Para as empresas do Simples Nacional realizei o cálculo e a transmissão da DAS que é um imposto pago somente por essas empresas optantes por esse regime. Nela estão inclusos oito impostos: IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, GPS, ICMS E ISS. Alguns são federais, estaduais e municipais, porém é gerado apenas uma guia a ser paga, com vencimento sempre dia 20 de cada mês, variando somente quando cair num sábado ou domingo, ou seja, nesses casos posterga a data de pagamento. A guia somente é gerada caso atinja um valor mínimo de R$ 10,00, caso contrário fica acumulado para o mês seguinte.

Após todos esses processos é realizado o arquivamento de todos os documentos, declarações e guias que foram utilizadas e pagas pelas empresas. Cada empresa possui um número e o modo de arquivo é pré estabelecido pelo escritório, facilitando assim o manuseio em caso de necessidade de se encontrar um documento necessário pela empresa ou pelo próprio escritório.

Após passei no Departamento Contábil, onde primeiramente é realizado a separação dos documentos de acordo com uma ordem pré estabelecida separando de acordo com fornecedores, despesas fixas e despesas diversas. A separaaõ ocorre dessa maneira com o intuito de facilitar a localização dos mesmos caso o cliente necessite de alguma informação ao até mesmo de um documento que já esteja em poder do escritório.

Posteriormente é realizada a codificação de cada documento conforme o Plano de Contas. Em seguida os documentos são lançados no sistema e logo após eles são encaminhados para arquivo em suas respectivas caixas com números pré estabelecidos, facilitando assim a localização dos mesmos.

5 – CONCLUSÃO

Com a realização do estágio percebi como a prática difere muito da teoria, pois muitas vezes não temos a real noção de como funciona um escritório contábil. Pensamos que as pessoas somente ficam sentados em frente a um computador lançando e fechando impostos. Porém é muito diferente, pois existem muitas responsabilidades perante a sociedade e a seus clientes. Existem prazos a serem cumpridos, multas em caso de atraso, e muitas outras tarefas que ultimamente mudam quase a todo mês.

Acredito que fazer um estágio agrega muitos valores as pessoas, pois você aprende a se relacionar com clientes, com os colegas e dessa forma aprende com eles buscando dessa forma tirar o máximo de aprendizado possível. E com certeza dessa maneira acabará se tornando um bom profissional e também uma boa pessoa perante a sociedade.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »