TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre os Assuntos Ministrados na Aula

Por:   •  16/7/2021  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica sobre os assuntos ministrados na aula (Slide-1)

A economia de forma geral contém várias ramificações necessárias para o melhor entendimento, sendo elas relacionadas entre si para compor as características da economia.  O conceito literal de economia nos ajuda a iniciar os estudos sobre a mesma, Vasconcellos e Garcia (2004) diz que a palavra economia deriva do grego oikonomía, que vem de óiko (casa) e nomia (lei), ou seja, economia significa a administração de uma casa no sentido de lugar onde moramos, isso exemplifica a definição de economia para aplicação em qualquer âmbito, no cotidiano, na microempresa, nas multinacionais e etc.

Um conjunto de vários fatores forma o corpo da economia, não no sentido de economizar ou reduzir, mas no sentido de reorganizar, padronizar e administrar. São eles: Recursos de produção limitados, atendimento das necessidades humanas ilimitados, produtos e bens de serviço - economia.

Por conta dessas ramificações, a economia tornasse dependente para o seu funcionamento, isso pode acarretar em uma maior distribuição de responsabilidades, dispersando as decisões e ações que podem prejudicar o funcionamento geral da economia.

Os problemas econômicos mais destacados são: “O que produzir?”, “Quanto produzir?”, “Como produzir?” e “Para quem produzir?”. Esses meios são utilizados para manter o ciclo da economia funcionando, mas se pararmos para pensar eles são os principais causadores das falhas na economia, pois a constante percepção de problemas para o funcionamento pode acarretar em uma fuga do foco principal, proporcionando um mal funcionamento. Mas se o funcionamento ocorrer dentro das normas os problemas contribuem para o constante ajuste e reparos nas ramificações da economia.

A análise metodológica da economia pode ser dividida em quatro frentes, Microeconomia ou Teoria da Formação de Preços, Macroeconomia, Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico.

A microeconomia se baseia em examinar a formação de preços dentro do mercado, como consumidores e empresas se comunicam para manter o mesmo nível de preços nos produtos ou serviços, satisfazendo o desejo de ambos. Este ramo é de grande importância pois nele é estudado o preço final do que é consumido pela população, sendo necessário um meio termo para obedecer a margem de lucro da empresa e ficar acessível ao consumidor.

A macroeconomia, faz uma análise mais geral da movimentação financeira, como o PIB de um país, os investimentos agregados entre outros, o seu foco é no curto prazo. Ela é responsável por estudar o comportamento das empresas, para uma análise geral de preços, ajudando a precificação dos bens e serviços.

Conceituando a economia internacional, temos que ela analisa as relações entre as residentes e não-residentes do país, que se envolvem nas transações financeiras, de bens ou serviços. Geralmente ajudava ajudada com embaixadores ou pessoas focadas em relações internacionais.

Desenvolvimento Econômico, preocupa-se na melhoria e avanço no padrão de vida, com foco no longo prazo, é semelhante a macroeconomia, mas com o sentido no longo prazo, exemplo, para o aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com