TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução: Os 10 Princípios da Economia

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

Goiânia, 04 de maio de 2015
UFG  - Campus Samambaia
Aluna: Paula Neves Nogueira
Matrícula: 201506528

Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Economia 1
Professor: Vanessa Marques

Os 10 Princípios da Economia

  1. A sociedade enfrenta tradeoff: Entendendo tradeoff como “escolhas”, é possivel afirmarmos que a sociedade lida com o tradeoff todos os dias, portanto é necessário que tenhamos o conhecimento de todas as opções disponíveis para que façamos a melhor escolha baseada em princípios como por exemplo o custo-benefício.
  2. O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la: Ao optar por uma determinado bem em detrimento do outro, o indivíduo abre mão daquele bem, e seu custo passa a ser do bem que ele deixou de obter. Por exemplo: Você tem um tradeoff em suas mãos: comprar uma casa ou um apartamento? Caso você opte pela casa, o custo dela é você abrir mão do apartamento. Caso você opte pelo apartamento, o custo dele é você abrir mão da casa.
  3. Pessoas racionais pensam na margem: Este princípio estabele que o indivíduo racional sempre pensa o quanto custa obter um bem a mais daquele já obtido, e se vale a pena sua obtenção. É um ajuste que o indivíduo precisa determinar se faz ou não. Por exemplo: Seriam necessárias 11 aulas para compreensão de determinada matéria. Entretanto eu opto por aumentar a produtividade, e reduzir a quantidade de 11 para 10 aulas e ficar com o valor de 1 aula para mim, diminuindo meus custos.
  4. Pessoas respondem a incentivos: Pessoas são estimuladas a tomarem decisões, principalmente relacionado ao âmbito financeiro. Grandes fábricas por exemplo, tem políticas de participação de lucro, ou seja, quanto mais o funcionário produzir, maior será sua comissão, portanto ele é estimulado a produzir mais, respondendo a um incentivo financeiro para isso. Ou então uma pessoa pode ser induzida a consumir mais respondendo a um incentivo promocional, como visto diariamente em Shoppings Centers e em todo setor comercial.
  5. O comércio pode melhorar a situação de todos: Esse princípio é baseado no fato de que o comércio é variado ou pode também ser específico, e permite o acesso à todos, dando oportunidade de acensão igual. O comércio não é uma mera competitividade. Dois comerciantes ao mesmo tempo que são concorrentes, conseguem se beneficiar entre eles. Quanto maior a especificidade, menor o custo. Quanto maior a variedade maior o custo. É baseado num princípio liberal de que o comércio por si próprio regula-se e melhora a vida da socidade, pois o mercado desenvolve-se e a sociedade beneficia-se.
  6. Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a vida econômica: Isso porque ele é capaz de orientar-se em relação os próprios preços, e interesses particulares. É baseado também em um princípio econômico liberal, de que a intervenção estatal não é necessária pois o mercado por si só regula-se.
  7. Os Governos podem, às vezes, melhorar os resultados do mercado: contrapondo-se ao pensamento liberal, neste princípio há a alegação de que a intervenção estatal na economia é, esporadicamente, necessária e benéfica, corrigindo as falhas que o mercado deixa, subsidia, e corrige as causas da externalidade que afetam o mercado. Por exemplo: Às vezes é necessário que o Governo interfira baixando o preço de outro bem para substituir um que está encarecido. Se o tomate está muito caro, o Governo pode subsidiar ou dar incentivos para que o preço da cenoura abaixe para que haja uma compensasão. Assim o consumo de tomate diminuiria e consequentemente seu preço também.
  8. O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços: Este princípio define que quanto maior a produtividade de um país, maior por consequência é a qualidade de vida de seus habitantes. Por exemplo, os Estados Unidos da América têm uma maior produtividade se comparado ao México, portanto seu padrão de vida é mais elevado. Isso ocorre porque o país consegue atender em melhor e maior quantidade as necessidades de seus habitantes.
  9. Os preços sobem quando o Governo emite moeda demais: Esse princípio mostra-nos a inflação. Se há muita moeda circulando e não há lastro, os preços sobem e a inflação aumenta, afetando a vida de toda sociedade.
  10. A socidade enfrentaa um tradeoff de curto prazo entre inflação (π) e o desemprego (µ): Isso ocorre em curto prazo, pois quanto mais empregos são gerados, mais moeda em circulação e maior a inflação e menor o desemprego. Entretanto, se aumentarmos o desemprego, menor a quantidade de moeda em circulação e por consequência, menor inflação. Portanto o Governo enfrenta esse tradeoff: Aumentar o desemprego e diminuir a inflação, ou aumentar a inflação e diminuir o desemprego? Isso é mostrado graficamente através da Curva de Phillips, e é o dilema de todo Governo. Diminuir a inflação é um desafio estatal pois pode gerar um desemprego temporário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com