TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resulmo manografia

Por:   •  16/10/2015  •  Abstract  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Fortaleza – CE

2013

SUMÁRIO

Diagnóstico.................................................................................4

Entrevistas .................................................................................5

Observações de sala de aula ................................................... 7

Análise de regência .................................................................12

Parecer Geral sobre Estágio (Conclusão) ...............................17

Referências Bibliográficas .......................................................18

Artigos da LDB na educação do EJA.......................................19

Anexos .....................................................................................20

DIAGNÓSTICO

Nome: Colégio CMES – FRANCISCO EDMILSON PINHEIRO

Endereço: Rua Av. H S/N

Bairro: Conjunto Ceará

Cidade: Fortaleza Fone:

Tipo de escola: Publica

Número de alunos: 3.000

Turnos de funcionamento: Manhã, Tarde e Noite

Modalidades de Ensino: Educação Infantil ao Ensino Fundamental e EJA.

O Colégio CMES é bastante amplo, as crianças do infantil ao ensino fundamental são acompanhadas por uma professora altamente gabaritada onde a professora aplica os conteúdos e fica responsável por organizar os materiais, colocar as agendas em dias e verificar as atividades.

Devido a grandes dificuldades financeiras passadas por essa instituição de ensino, os professores com muitas dificuldades, tentam a cada dia matar um leão com tantos problemas encontrados no ensino atual municipal.

O colégio CMES atua a mais de 20 anos no conjunto ceara, trabalhou junto com o posto de saúde e unidade de assistência social, onde no qual se chamava CIES, mais com a nova gestão municipal essa parceria deixou de existir. Hoje esta instituição de ensino desenvolve métodos diferenciados para o acompanhamento diário de sua demanda, nunca se esquecendo dos PCN´S.

A escola hoje situada em um tripé dos mais perigosos de Fortaleza, onde abrange o grande Bom Jardim, Genibaú e Cearazinho e não deixando de citar os próprios alunos do conjunto ceara e até alunos de outro Município Jurema – Caucaia. Devido essa mesclagem de alunos a escola não tem uma demanda homogenia e fica a messe dos próprios alunos.

Enfim buscamos aprender com todas essas dificuldades o verdadeiro significado da palavra ensinar e ficamos muito felizes em saber que muitos alunos que participam do EJA em grande parte são pais de famílias e estão buscando novos horizontes dentro da sala de aula.

ENTREVISTAS

Curso de Pedagogia

ESTAGIO SUPERVISIONADO 2 – EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

Entrevista com o Coordenador ou Gestor Escolar

Diretora

A seguinte entrevista foi realizada com a diretora Regina Celia Calixto de Oliveira, graduada em pedagogia a mais de 20 anos e especialista em educação inclusiva – UECE. O papel da gestora na instituição devido à falta de estrutura humana e material é muito difícil, pois atua em varias áreas para cobrir as deficiências existentes na escola regente. Mais o grande desafio da escola e fazer com que os pais interajam com a instituição de ensino e assim eles possam acompanhar mais de perto a atuação de seus filhos e ajudem a escola a desempenhar seu trabalho com eficiência. Um dos grandes problemas também encontrado na escola é a falta de interesse dos alunos e dos próprios gestores municipais, que não dão o mínimo de assistência necessária para a demanda desta instituição governamental, deixando todo o desafio para nossos professores e gestores, onde no qual os mesmos não conseguem executar seu trabalho com eficácia.

Os planejamentos escolares sempre seguindo as propostas emitidas pela secretaria de educação tenta buscar formas e maneiras de aulas que possam fazer que o aluno estabeleça uma conexão entre professor-escola-comunidade visando sempre o ser cidadão.

Entrevista com o Professor

Maria do Socorro EJA III

A professora Maria do Socorro é Graduada em Pedagogia e leciona há mais de 20 anos. Uma dificuldade encontrada por ela na profissão é a falta de recursos e desvalorização do profissional. Diz que a vantagem de lecionar na educação do EJA é poder participar ativamente do desenvolvimento dos jovens e adultos. Acredita sim que seu trabalho favorece o desenvolvimento integral dos jovens e adultos, pois procura estimulá-los em várias áreas, não só o cognitivo. Faz uso do lúdico, pois é através dele que desenvolvemos atividades produtivas para eles. A escola não desenvolve atividades que favoreça a autonomia dos jovens e adultos. Em relação ao planejamento, as professoras do EJA se reúnem com o auxilio da coordenação pedagógica, realizando o planejamento com base no plano mandado pela Prefeitura, o qual possui todas as áreas que são trabalhadas com eles e seus objetivos. Esse plano de curso é baseado na lei que rege a Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com