TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Adam Smith por Hunt

Por:   •  28/6/2017  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

Palmas, 26 de junho de 2017

Mysla Paiva Queiroz

Introdução a Economia I

Smith segundo Hunt.

Smith analisava as origens e o desenvolvimento das classes sociais e como o poder era usado nos conflitos e divergências entre tais classes. Para ele todos os atos de egoísmos e interesses próprios que levavam a certos conflitos e, consequentemente, seus resultados eram guiados por uma “mão invisível”, que fazia com que, no final, toda divergência gerasse uma harmonia. Não eram atitudes individuais ou egoístas e sim um fator das “leis da natureza”

Na teoria da história, afirmava-se que o estágio de desenvolvimentos das instituições eram resultado do modo como os seres humanos produziam e distribuíam suas necessidades materiais. E os tipos de relações de propriedade eram determinantes importantes para a forma de governo do Estado. Os estágios de desenvolvimento são divididos em:

(1) Caçadores →  classificados como os mais rudes. Não existe base econômica por falta de excedentes, por isso, não há privilégios de poder e todos são tratados iguais; (2) Pastoreio → classificação um pouco mais avançada, onde já existe excedente permanente e uma necessidade de defesa contra indivíduos que desejam roubar seus excedentes; (3): Agricultura → Identificado como a economia medieval e comparado ao feudalismo, as sociedades passam a ser fixas em certa área. Essa propriedade de terras passou a ser um grande fator dentro da separação de classes; (4): Comércio →  Estado mais avançado onde produzia-se sua própria riqueza e esta não precisava ser repassada ao Senhor.

Teoria do Valor

Qualquer valor produto tinha seu valor determinado pela quantidade de trabalho que foi aplicado e dedicado na sua produção. Estabeleceu-se uma distinção entre os preços: (1): Preço de mercado que era regulado pela relação oferta e demanda; (2): Preço natural que é dado pela soma de trabalho+lucro+renda.

Teoria do bem-estar

Orientada para a área política, a preocupação era a identificação das forças sociais e econômicas que mais dariam um bem-estar pleno ao ser humano. Sendo assim, para Smith, o bem-estar consiste na satisfação material do povo que resulta do funcionamento econômico da sociedade. Isso depende da quantidade de produtos que a sociedade tem a oferecer aos seus membros, em relação a quantidade de membros existentes na sociedade e da escolha de como gerir e diversificar a produção material.

A produção de mercadorias exigia algumas coisas básicas, sendo estes três insumos: terra, trabalho e o capital; Três classes sociais que eram os proprietários de terra, os trabalhadores e os capitalistas. Cada um recebia de forma distinta, ou seja, os proprietários recebiam os alugueis, os trabalhados seus salários e os capitalistas ficavam com os lucros.

Segundo Smith, o Estado não deveria se meter em como a economia se dava, à ele caberia apenas a proteção, a justiça e as obras públicas. A iniciativa privada deveria investir, livremente, nos ramos que mais lucravam pois estes eram os mais desejados pela sociedade onde os salários se tornavam amis altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com