TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulos A Riqueza das Nações; Adam Smith

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Adam Smith inicia no capítulo V falando sobre Preço Real e Preço Nominal que nada mais é do que, o Preço Real é medido pelo trabalho já o Preço Nominal é a quantidade de dinheiro. Assim sendo o valor real de um bem é o trabalho para produzir o mesmo já o nominal seria a quantidade de trabalho para comprar o trabalho. Smith também fala que as mercadorias não são trocadas por trabalho mas sim por dinheiro, que as vezes pode ser mais caro ou mais barato, dependendo da abundância ou escassez da moeda. Adam Smith traz um exemplo simples, para entender a escassez e abundância do dinheiro, ele explica que antes dos europeus descobrirem as inúmeras jazidas de metais que existiam na América o dinheiro lapidado no ouro, prata e bronze tinha um valor muito alto, pois era escasso, no momento em que começam as importações de ouro, prata e bronze do continente americano os metais desvalorizam por estarem em abundância. Além disso Smith deixa claro que o valor das mercadorias não é dado somente pelas horas gastas na produção, mas também pela dificuldade em torno da mesma. Vale ressaltar também que o autor fala sobre a variação do preço nominal de um período para o outro ou de um lugar para o outro.

No capítulo VI Adam Smith explica os fatores que compõe o preço das mercadorias, para ele o tempo de trabalho define o valor da mercadoria. Por exemplo na agricultura o valor de uma mercadoria leva em consideração três componentes, a renda da terra, o trabalho ou seja os salários ou manutenção dos trabalhadores envolvidos no cultivo e por último o lucro do responsável pela terra. Smith também expõe que a renda auferida do trabalho chama-se salário, a auferida pela pessoa que comanda é o lucro e a renda auferida por qualquer pessoa que não emprega seu capital por conta própria, mas empresta a outra, chama-se juros.

Já no capítulo VII, o autor volta sua atenção para o preço natural das mercadorias, onde basicamente explica que se a um grupo grande de produtores de certo bem, o preço de tal mercadoria irá ficar no preço natural, o preço que ela realmente vale, pois ninguém irá querer aumentar o preço pois não venderá pelo simples fato de que a maioria vende em um preço mais barato. Mas caso alguma pessoa possua um monopólio, ela obterá lucros maiores, pois poderá escolher em que preço irá vender seu produto, sendo assim possível escolher um preço muito alto que as pessoas terão que optar por comprar pois não encontrarão em nenhum outro lugar.

Portanto é nítido ver como Adam Smith mesmo vivendo a séculos atrás conseguiu fazer uma analise muito parecida com o que ocorre nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com