TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Armatya Sen Igualdade

Por:   •  21/2/2022  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

               

                                                 Nota de Leitura

                                                  Amartya Sen

No geral, o livro busca tratar sobre as discussões e a importância dos fundamentos da igualdade nas teorias éticas, e também sobre as diversidades contrárias à essa ideia, que se dividem principalmente em: diversidade (externa ou pessoal) dos seres humanos, ou na variedade em que o conceito “igualdade” pode se encaixar. Portanto, ao utilizar o termo “heterogeneidade dos seres humanos”, o autor procura expor como a diferença entre os seres humanos interfere na avaliação própria de igualdade, e também crítica aquilo que ele chama de “igualdade dos homens”, que, segundo ele, ignora tais diversidades humanas.

No capítulo 1, Amartya Sen propõe que as questões que devem ser debatidas e discutas, pois, de alguma forma elas são interdependentes, são: “Por que a igualdade?” e “Igualdade de quê?”. Sen aproveita para resgatar teorias de outros economistas para avaliar como a igualdade é interpretada em suas teorias, e aqui começa a minha concordância com o autor. Ao explicar e exemplificar o conceito de utilitarismo, Amartya conclui que “ser igualitário não é necessariamente uma característica unificadora”. Isso me fez pensar nas relações de poder ou hierarquia dentro das instituições públicas ou privadas, e de fato, o pensamento que prevalece é o de “igualdade de quê” e não o de “por que a igualdade”, exatamente como o autor sugere em suas conclusões.

No entanto, algumas questões não ficaram claras para mim - apesar dos diversos exemplos feitos – e utilizo esse paragrafo para expô-las. O autor faz uma análise de consideráveis teorias de economistas, buscando entender como o conceito de igualdade está presente no centro dessas teorias, até mesmo naquelas que se colocam contra a igualdade – William Letwin “Contra a Igualdade” – e isso não ficou claro para mim. Além disso, também me gerou dúvidas sobre como o utilitarismo utiliza a teoria da igualdade como base para os seus fundamentos – acredito que esses dois pontos podem ser respondidos em uma fala -.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com