TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Itabira

Por:   •  21/6/2015  •  Monografia  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 14

A sua pesquisa aponta o sentimento do itabirano em relação a Vale. O que foi constatado em linhas gerais?

O titulo da pesquisa é: A PERCEPÇÃO DOS HABITANTES DE ITABIRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E A MINERADORA VALE. A pesquisa faz um levantamento histórico do crescimento de Itabira em paralelo com à Vale até o ano de 2011. Como as duas evoluíram desde o inicio da exploração mineral na cidade e por fim qual é o atual momento em que as duas se encontram. Além disso, realizou-se uma pesquisa quantitativa para saber a opinião dos habitantes sobre a relação Itabira xVale.  Em linhas gerais o que ficou constatado é que a Vale aproveitou muito mais os anos de exploração de minério na cidade do que a própria Itabira. Itabira evoluiu, mas se tornou extremamente dependente e sujeita as oscilações de mercado do setor minerário. Com isso a economia e conseqüentemente sua população vivem cotidianamente em função dos altos e baixos da empresa. Enquanto isso, a mesma não depende mais da cidade que lhe deu origem e diversificou seus mercados consagrando-se entre as maiores mineradoras do mundo.

Uma das grandes preocupações do itabirano tem sido o desenvolvimento da economia. Sem a vale no município, como a população declarou o seu posicionamento?

Quando perguntados se Itabira conseguiria se manter sem a presença da Vale na cidade, 76% dos entrevistados responderam que a cidade não conseguirá. Um resultado expressivo que demonstra o nível de compreendimento da relação de Itabira perante as atividades da mineradora. Além disso, compreende-se que os moradores percebem uma cidade dependente dessa relação e que nesse momento a saída da empresa geraria grandes transtornos socioeconômicos para a cidade.

Em sua opinião existe uma dependência, além da econômica em relação a Vale? Por exemplo, o itabirano estará sempre dependente da empresa de certa forma?

Sim. Na minha opinião sempre houve essa dependência e foi isso que me motivou a fazer essa pesquisa. E é com ela que conseguimos entender o quão profunda essa dependência se tornou com o passar dos anos. Hoje nos podemos falar de dependência econômica e social. A maior parte da renda de Itabira vem da exploração mineral da cidade, além dos próprios Royalties que é repassado para cidade, as empresas que estão instaladas na cidade estão diretamente ligadas à Vale, pois prestam serviço ou tem como  mercado consumidor os funcionários da empresa. Soma-se a isso a questões políticas e sociais. Na minha opinião os políticos que administraram Itabira ao longo dos anos não foram capazes de diversificar o mercado e gerar fontes alternativas de renda para cidade de forma solida para que em momentos de crise do setor minerario a cidade não fosse tão impactada com os já previstos cortes. Com isso temos mais um problema pois a população itabirana enxerga a Vale como a grande chance de melhoria de vida de modo geral: condições de emprego, salário, benefícios, ascensão profissional entre outros. Gerando na minha opinião a pior das dependências, pois uma população sem alternativas e sem perspectivas de melhoria esta fadada ao declínio.

Neste momentos de crise, qual a avaliação que você faz, já que conseguiu medir opiniões e ate mesmo os sentimentos da empresa em relação à população em relação a empresa.

Analisando de forma racional, deixando de lado os bons momentos vividos na cidade durante minha infância e juventude, creio que esse é um momento de muita reflexão para os governantes e principalmente da população sobre a atual situação de Itabira e quais tem sido as atitudes tomadas durante esses anos de “relacionamento”. O itabirano precisa entender que a exploração mineral é um modelo de mercado que esta sempre sujeito a fatores externos e na maioria das vezes longe do nosso controle. Essa não é a primeira vez que essa situação acontece com a Vale e conseqüentemente com o município, Itabira já passou por essa situação em outros momentos, e o que me parece é que não aprendeu com os erros, não conseguiu entender que toda exploração mineral tem um fim e que não se substitui um modelo econômico dentro de um município da noite para o dia. É preciso que os políticos saiam do estado de latência, no qual simplesmente administram a cidade esperando os recursos provenientes da Vale, sem pensar numa forma de mudar esse cenário de dependência em relação à empresa, é preciso diversificar a mão de obra e trazer novas empresas para o município e gradativamente mudar as perspectivas econômicas. Já os habitantes não podem se contentar apenas com o dinheiro que a Vale repassa ao município e muito menos nos bons salários pagos pela Vale, é preciso pensar a médio-longo prazo e cobrar dos políticos atitudes nesses moldes. A verdade é que os itabiranos precisam pensar no futuro da cidade individualmente, sem pensar na Vale como uma “mãe” mas sim como uma empresa que esta na cidade pagando para explorar o recursos naturais em busca única e exclusivamente de lucro próprio. Hoje, tenho certeza, que não existe nenhum sentimento diferente deste por parte dos acinionista da empresa com a relação a Itabira. Foi assim, de forma pragmática e objetiva que a Vale chegou aonde esta e na minha opinião é assim que os habitantes da cidade devem agir. Precisam pensar no bem estar econômico e social da cidade e zelar pelo futuro do município. Caso o contrario, terão num futuro breve, novas crises iguais a essa ou de maiores proporções e conseqüências para a cidade.  

O Índice de Desenvolvimento Humano é uma forma de medir esses pilares e nesse caso Itabira ocupa posição exatamente oposta a sua renda, o que mostra o quão a cidade vem sendo má administrada. Portando

RESUMO

O objetivo do trabalho foi realizar uma abordagem da população do município de Itabira referente à percepção dos moradores em relação à empresa Vale responsável por grande parcela da receita municipal e geração de empregos. A abordagem foi realizada através de entrevistas e aplicação de questionários que indagavam principalmente a opinião dos moradores referentes às mudanças decorrentes pela implantação da empresa no município e um futuro cenário municipal em caso de paralisação das atividades da Vale na região. Para a compreensão da transformação do espaço do município foi elaborado um levantamento histórico e socioeconômico de Itabira e da empresa Vale, uma vez que elas estão diretamente relacionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (263.5 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com