TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tempos Modernos

Por:   •  2/6/2016  •  Dissertação  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

Assista o filme: “Tempos Modernos” estrelado por Charlie Chaplin, e em seguida, descreva as situações de trabalho que expõem os indivíduos a riscos, e quais as consequencias, que a falta de segurança  e higiene no ambiente de trabalho, acarretam na saúde dos trabalhadores.

No clássico do cinema Tempos Modernos de Charles Chaplin, o próprio, interpreta um operário que é submetido a exaustivo trabalho e sofre conseqüências graves devido às condições de trabalho e esforços repetitivos que lhe é atribuído.

O filme faz crítica ao sistema de produção da época que prioriza sempre uma maior produtividade sem se preocupar com os trabalhadores. Desta forma, os donos de indústrias visavam apenas o lucro sem se importar com o trabalhador, com o ser humano.

Na cena em que é apresentada uma máquina de alimentação ao dono da fábrica, onde o funcionário não precise sair da linha de produção na hora do almoço, fica evidente a falta de humanização com os operários e o meio que a indústria ver o trabalhador da época, apenas como um instrumento do meio de produção.

Assim, os funcionários são expostos a várias horas de trabalho com intervalo mínimo de descanso, com o repetitivo esforço o qual são submetidos, o operário adquire lesões neurológicas e também em membros. Isto é percebido na cena em que Charles Chaplin aparece dando uns tiques com as mãos.

Como conseqüência das condições precárias em que o trabalhador é submetido, é comum, pessoas serem internadas em hospitais com problemas de saúde diversos: desde uma dor na coluna até mesmo internação em hospital psiquiátrico, quando o caso é mais grave. Isso é representado por Charles Chaplin no filme quando ele é internado em um manicômio.

O filme mostra a realidade da época da revolução industrial, onde os operários eram explorados pelos industriais, pois cada vez mais queriam lucro por meio da realização do trabalho de maneira mais rápida em menos tempo. O resultado dessa combinação era a saúde dos trabalhadores cada vez mais precária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com