TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tese Spósito (Bianca Franco)

Por:   •  17/8/2020  •  Bibliografia  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo Tese Spósito (Bianca Franco)

CAPITULO 1

CONTEXTO

A Tecnologia da Informação TI tem deixado de ser uma área somente de suporte tecnológico e vem tornando-se cada vez mais necessária à estratégia dos negócios das organizações. A literatura sugere que as organizações não podem ser competitivas se seus negócios e sua TI não estiverem alinhados, destacam que a existência de uma estratégia de TI não basta por si só, ela deve estar alinhada com a estratégia de negócios da organização.

MOTIVAÇÕES

        As motivações para o estudo sobre o alinhamento existem desde o início dos anos 80, quando o planejamento e as estratégias de negócios das organizações passaram a ser apoiadas muito mais fortemente pelos departamentos de TI, que tomavam decisões relacionadas a hardware e software, geralmente a partir destes planos.

        Pesquisas mais atuais, conduzidas por Ullah e Lai (2013) sobre os mesmos fatores organizacionais, com executivos de diferentes setores da indústria, tais como, financeiro, telecomunicações, saúde, publicidade, farmacêutico, tecnológico, construção civil e educacional, concluíram que o alinhamento de TI e negócios ocupa a primeira posição dentre todos os desafios e preocupações das organizações.

  • As dificuldades das organizações em avaliar e promover o alinhamento (RIGONI; BRODBECK; HOPPEN, 2006);
  • A dificuldade de encontrar instrumentos de fácil uso para realizar a avaliação, bem como, um roteiro de fácil entendimento que implementem ações para a promoção do alinhamento estratégico (BRODBECK et al., 2008);
  • As lacunas deixadas por modelos de alinhamento que são muito teóricos ou subjetivos (ULLAH; LAI, 2013) ou que frequentemente falham em capturar a realidade das organizações (CHAN; REICH, 2007);        
  • O caráter dinâmico dos assuntos relacionados com negócios e TI (REICH; BENBASAT, 2000), que exigem constantes atualizações nos critérios ou variáveis utilizadas por iniciativas de alinhamento estratégico (CHAN; SABHERWAL; THATCHER, 2006);
  • Os desafios e fatores inibidores do alinhamento estratégico que constantemente surgem e devem ser minimizados (ULLAH; LAI, 2013);
  • As lacunas deixadas pelas abordagens que falham em definir uma via de mão dupla para o alinhamento estratégico de TI e negócios, em que a estratégia de negócio seja influenciada pela a estratégia de TI e vice-versa (HIRSCHHEIM; SABHERWAL, 2001);
  • As lacunas deixadas por muitas abordagens que exploram excessivamente a dimensão estratégica (MAES et al., 2000) em detrimento de outras dimensões importantes para o alinhamento, tais como, cultural, social e estrutural (CHAN; REICH, 2007).
  • A ausência de abordagens voltadas para o alinhamento estratégico entre TI e negócios que priorizem as atividades administrativas desenvolvidas pelos gestores de TI e negócios nas organizações;
  • A possibilidade de fornecer um ponto de partida para novas pesquisas, que poderão se basear nas experiências positivas advindas deste trabalho, para expandirem o conhecimento científico e obterem melhores resultados;

CAPITULO 2 – REFERENCIAL TEORICO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Definições - Ela é mais abrangente do que os sistemas de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais (KEEN, 1993).

EVOLUÇÃO DO PAPEL DA TI NAS ORGANIZAÇÕES

        A TI está evoluindo do seu papel tradicional de suporte aos usuários da aera administrativa e se encaminhando para um papel mais estratégico, com a intenção de não apenas servir de apoio, mas de criar novas estratégias.

Na sua função tradicional de apoio aos usuários e processamento transacional, a TI não é vista como essencial para estratégias empresariais, na verdade tem uma posição de despesa, ao invés de agregadora de valor nos negócios.

Na função de apoio aos negócios e às estratégias organizacionais, além da redução de custos, busca-se a obtenção de receitas com o uso da TI, que evolui da função tradicional e passa a ser utilizada para a criação de novos produtos e serviços. Mas apesar de seu potencial, ela não participa da concepção das estratégias (BAKOS; TREACY, 1986).

Quando a TI está completamente integrada e alinhada com as estratégias organizacionais, ela começa a ser reconhecida como fundamental para o sucesso dos negócios. Ela volta-se mais para o ambiente externo, para os negócios dos clientes, fornecedores, alianças e parcerias. Neste estágio a organização passa a perceber a TI como um fator estratégico e ela não é mais gerenciada como uma simples atividade de apoio ou serviço. A existência de uma estratégia de TI não basta por si só, deve estar alinhada com a estratégia de negócios da organização e este processo deve ser dinâmico e mantido ao longo do tempo. Embora a integração da TI seja considerado como o mais adequado para as organizações contemporâneas, deve-se reconhecer os diferentes estágios em que as organizações se encontram, no tocante aos papéis exercidos pela TI.

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TI

        O planejamento estratégico da TI é fundamental e pode ajudar as organizações na formulação de estratégias transacionais, atuando na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégicas e na integração do mercado (BRADLEY; HAUSMAN; NOLAN, 1993; PORTER; MILLAR, 1985).

        O planejamento de informações e de informática ou de TI é comumente chamado de Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI). O PETI é o recurso usado para auxiliar o Planejamento Estratégico Empresarial (PEE) na identificação das oportunidades de SI para apoiar os negócios organizacionais, no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários e no desenvolvimento de planos de ação dos SI a longo prazo (PREMKUMAR; KING, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com