TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo 2 tese de doutorado Paula Chamy

Por:   •  15/5/2016  •  Resenha  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Capítulo 2 de “Interações Socioecológicas na Pesca  à Luz da Etnoecologia Abrangente: a Praia de Itaipu, Niterói/Rio de Janeiro”, de Paula Chamy Pereira da Costa

Na costa leste fluminense (região que engloba a região metropolitana do Rio até a região dos Lagos) está presente a praia de Itaipu, que é formada pelas águas da Baía de Guanabara, pela sistema lagunar Itaipu-Piratininga e pelas massas oceânicas afetadas pelas correntes do Atlântico Sul. Em Itaipu encontra-se um ambiente propício para atividades pesqueiras, entretanto, atualmente a região possui diversos problemas, a maioria deles de cunho ambiental, como: contaminação do solo, desmatamento das encostas, poluição das águas, etc. Esses problemas afetam diretamente os pescadores locais, como será relatado mais adiante.

Conectada ao mar encontra-se a lagoa de Itaipu, que está cercada por restingas já degradadas pela exploração imobiliária, poluição e assoreamento, o que tem prejudicado o ecossistema original. A lagoa possui formato arredondado e está associada a uma grande área alagadiça com solos orgânicos, que são impróprios para construções urbanas.

A região de Itaipu começou a se tornar pesqueira após a Coroa Portuguesa definir que as terras dessa região pertenceriam ao rei, expulsando os índios tamoios que ali viviam. Entretanto, a atividade pesqueira ali não foi proibida, e esses espaços começaram a ser ocupados por pessoas pobres, que não tinham condições de habitarem os centros mais prósperos, nascendo ali uma comunidade de pescadores.

A partir da década de 1970, o sistema rodoviário começou a melhorar e com isso se tornou mais fácil o acesso ao litoral. Além disso, o rápido crescimento urbano e a valorização das áreas costeiras para turismo e lazer provocou mudanças ecológicas e sociais. Foi nessa época que a ponte Rio-Niterói começou a ser construída, além do loteamento da orla da praia de Itaipu.

A partir daí começaram a ocorrer várias mudanças sociais e ambientais em Itaipu. A lagoa de Itaipu começou a receber esgoto sanitário sem tratamento, além da ocupação irregular das marginas da lagoa, trazendo muitos malefícios ambientais. Além disso, a especulação imobiliária deslocou os pescadores que residiam perto da praia ou da lagoa para bairros distantes, aumentando as construções em encostas e áreas de risco, além de distanciar esses pescadores da praia, prejudicando suas atividades.

Com a chegada dos turistas, os pescadores tiveram ainda mais dificuldades de manter suas atividades. Com a praia muito cheia, ficava praticamente impossível pescar. Além disso, se iniciou um processo de degradação da praia, já que os banhistas jogavam lixo na praia, o que além de prejudicar a mesma ainda atraia moscas, urubus, gaivotas e outros animais indesejados. Assim, os moradores locais tiveram que trocar de atividades para sobreviver, abrindo quiosques e restaurantes para atender os novos visitantes. Entretanto, esses comércios não eram regularizados.

Com os novos frequentadores de Itaipu chegam também diferentes tipos de embarcações, como lanchas e jet-skis, que causam o afastamento dos peixes e impedem a localização visual dos cardumes. O barulho emitido por esses veículos também são prejudiciais aos peixes, pois destroem os óvulos em maturação, além de danificar o ouvido e as bexigas nadatórias dos peixes.

Ainda sim, o turismo não traz somente malefícios à Itaipu. Com essa nova movimentação, surgiram empregos para os que não eram pescadores, além da instalação de energia elétrica e telefone terem sido facilitadas.

A praia de Itaipu é conectada diretamente à Baía de Guanabara, o que faz com que a praia seja totalmente afetada pela poluição da Baía. Os pescadores reclamam do lançamento de óleo pelos barcos para pesca de atum e demais elementos poluentes originários da baía que prejudicam a praia e, consequentemente, prejudicam a pesca por causa da diminuição da quantidade de peixes. Alguns ainda afirmam que o material dragado na Baía de Guanabara é lançado nas proximidades da praia de Itaipu sem qualquer tratamento e mesmo com várias denúncias já realizadas, não foi tomada qualquer providência sobre isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com