TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Wilson: O processo de produção

Por:   •  1/2/2016  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 O processo de produção

O período entre as descobertas das inovações técnicas e suas aplicações econômicas vem diminuindo rapidamente, fazendo que os homens tenham sempre diante de si uma gama cada vez maior de alternativas de produção, com o que buscam atingir o máximo de produto com o mínimo de custo.

As inovações tecnológicas, ao alterar a produtividade média dos elementos constitutivos do processo produtivo, modificam as proporções do uso daqueles “fatores”, liberando quantidades de trabalho não qualificado e requisitando cada vez mais, maior inversão de capital. As quantidades de “fatores” e o tipo e a quantidade de matérias-primas a serem utilizados na produção de um determinado bem ou serviço podem variar, sempre que, para a produção de um bem “x”, existam alternativas técnicas de produção.

A função de produção é uma “receita” para a produção de um determinado bem, especifica as quantidades de fatores e insumos necessárias á produção de certa quantidade de um determinado bem em razão de dada técnica. Ao contratar o uso dos fatores de produção, os organizadores adquirem o que se denomina “serviços de fatores”, tendo como contrapartida nominal o pagamento aos detentores desses fatores, e denomina-se produto a corrente de bens e serviços finais produzidos pelo aparelho produtivo. A renda é a contrapartida nominal do produto, dada pela soma dos rendimentos (salários ordenados, lucros, juros, aluguéis, etc.).

Os agregados significativos do esforço produtivo nacional:

  1. Renda interna bruta:
  2. O produto interno bruto
  3. A despesa interna bruta

2.2 O destino da produção

O fluxo real de bens e serviços finais (bens e serviços de consumo e bens de capital) é enviado ao mercado pelas unidades produtoras, tendo como finalidade vender a produção, saldar os gastos gerais e remunerar os fatores, e atender á demanda existente no mercado.

O fluxo real se divide em dois, o de consumo e o de capital, dirigindo-se o primeiro ao mercado de bens e serviços de consumo, e o segundo ao mercado de bens de capital. Os preços refletem os custos de produção e o montante esperado de lucros pelas unidades produtoras, sofrem ainda importante influência decisória por parte de grupos manipuladores da oferta, que controlam o mercado. A soma de investimento de produção e investimento líquido denomina-se investimento bruto.

O fluxo nominal é constituído de diferentes formas de renda que correspondem a diferentes formas de propriedade, podem elas ser agrupadas em forma de rendas do trabalho e rendas da propriedade. Esse agrupamento de rendas assim classificadas é o que se denomina repartição funcional da renda.

A parcela restante da renda, a que não é dedicada ao consumo, denomina-se poupança. A poupança compreende, de um lado, o fluxo de rendimentos não dedicados ao consumo e outros tipos de rendimentos. De posse total poupado pela comunidade, os organizadores da produção dirigem-se finalmente ao mercado de bens de capital, adquirindo o fluxo real de bens de capital, dando inicio ao chamado processo de inversão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com