TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capitulo I O contexto da captação e seleção

Resenha: Resumo do Capitulo I O contexto da captação e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Resenha  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do Capitulo I

O contexto da captação e seleção

A globalização e o desenvolvimento vertiginoso da tecnologia são as principais forças responsáveis por muitas das mudanças observadas no mundo do trabalho, alterando significativamente a natureza do trabalho, das relações empregado-empregador e ainda a dinâmica das organizações.

Uma das principais mudanças na natureza do trabalho observadas é a valorização do trabalho intelectual. Com o avanço da tecnologia, várias atividades dentro das organizações que requeriam o trabalho braçal como força motriz e mesmo aquelas atividades mais rotineiras e de baixas complexidades foram progressivamente automatizadas, mas principalmente em função da própria complexidade dos cenários atuais que exigem que as organizações se diferenciem para se tornarem competitivas.

O conceito de cargo se ampliou para atender um contexto de trabalho mais dinâmico. Ao invés de se caracterizar por um conjunto de atividades, tarefas e passos que descrevem uma rotina bem precisa para o seu ocupante, passou-se a definir sumariamente as atividades principais, abrindo espaço para atividades afins não previstas.

Segundo o mesmo autor, competências é a capacidade de assumir responsabilidade frente a situações de trabalho complexas aliado ao exercício sistemático de uma reflexibilidade no trabalho.

As relações de trabalho estabelecidas entre o empregador e o empregado também passaram por muitas modificações. A ideia de um emprego vitalício isto é, um profissional que passava a maior parte da sua trajetória em uma única organização, deixou de refletir a realidade, o trabalhador temporário passa a ser também bastante utilizado pelas empresas.

O termo trabalho é preferido ao de emprego, por incluir aquelas profissionais autônomos que oferecem seus serviços diretamente ao mercado e que podem ser contratados pelas organizações como prestadores de serviços ou consultores.

A terceirizações de atividades para outras empresas, com a finalidade de focar nas atividades estratégicas da organização, contribuiu para que a captação r seleção não ficasse restrita á busca de profissionais no mercado, mas também a empresas parceiras, levando a se repensar os critérios comumente utilizados para selecioná-las. No entanto, a participação da área de RH ainda não é tão comum em processos licitatórios e na seleção de serviços. Antes da decisão de incorporar qualquer empresa são feitas diligências em termos de recursos humanos, que envolvem o exame atento dos estilos de gerenciamento, estrutura organizacional e questões de convergências cultural.

Mudanças nas organizações

As organizações também passaram por mudanças na sua arquitetura e nos modelos de gestão dos negócios. Diferentemente das organizações burocráticas que tinham muitos níveis hierárquicos, hoje as estruturas organizacionais são de modo geral mais enxutas e horizontais.

O perfil multifuncional do profissional tão valorizado pelo mercado de trabalho e a ênfase na competência do trabalho em equipe. OS modelos de gestão de negócios estão na sua maioria voltados para resultados, competências e desempenho. O direcionamento estratégico da organização, isto é, sua visão, missão, valores e estratégicas, definem as competências organizacionais necessárias. A partir dessas competências planejam-se ações de RH, incluindo as de captação e seleção.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho, a exemplo de outros países, passou por mudanças significativas, muitas delas relacionadas às políticas econômicas e sociais empreendidas pelos governos. O fim do emprego em massa, com a eliminação de postos de trabalho, o encolhimento do mercado formal e a expansão do mercado informal, a precarização do trabalho e o desemprego estrutural são algumas das características marcantes do mercado atual.

O mercado de trabalho passou a ser mais seletivo. Os requisitos para contratação ficaram mais exigentes, principalmente quanto à formação e experiências, sem falar das competências comportamentais, cada vez mais valorizadas.

Em quase todas as áreas de trabalho, com exceção das mais especializadas, apresenta-se maior oferta de recursos humanos do que de empregos, aumentando a disputa entre os profissionais. Nas situações em que as ofertas de empregos são maiores que as de recursos humanos, considerando o nível de qualificação exigido da força de trabalho, são poucos os que conseguem preencher os requisitos dos novos perfis. Os profissionais mais qualificados levam vantagens nas duas situações.

Todo esse cenário e ainda a conscientização das organizações para o valor do capital humano como diferencial competitivo das organizações fizeram com que, no discurso inovador da gestão de pessoas, os talentos fossem considerados um dos pilares das organizações.

Impactos nas atividades de captação e seleção

Como essas mudanças no mundo do trabalho impactam as atividades de captação e seleção. Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas difere da nova abordagem de captação e seleção de talentos. Existem diferenças significativas na forma atual de captar e selecionar, quando comparadas com as que se praticavam nos anos 80 e 90.

O objetivo dos processos seletivos sempre foi e continua sendo o de buscar os melhores profissionais no mercado de trabalho, que atendam às necessidades da organização. Entretanto, dentro da nova visão de RH, a captação e seleção devem estar alinhadas com as estratégias da organização, devendo contribuir para a consecução dos seus objetivos e da sua missão.

Paradigma tradicional prática da captação e seleção: Captação e seleção condicionada à existência de vagas, valorização do conhecimento e da experiência, atividade centralizada na área de RH, utilização de provas, e testes.

Paradigma moderno prática da captação e seleção: Captação e seleção contínua de talentos, valorização da competência que implica a capacidade de se mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, para obter resultados, atividades descentralizada, realizada em parceria do RH e clientes internos (gerentes e equipes de trabalho) maior ênfase em entrevistas, dinâmicas e simulação, além da utilização de provas e testes.

Qualquer estratégia de captação e seleção deve prestigiar primeiramente o capital humano da organização. Assim, essa atividade vai além dos processos de admissão e busca identificar dentro da organização pessoas com perfil para assumirem novos cargos, desafios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com