TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Dos Modelos De Avaliação De Empresas E Suas Aplicações Nas Práticas De Mercado

Por:   •  23/3/2021  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

LEMME, Celso Funcia. “Revisão dos modelos de avaliação de empresas e suas aplicações nas práticas de mercado”. São Paulo: Revista de Administração, abril/junho 2001. p.117-124. v.36, n.2.

Isaac Alves Dias

No artigo intitulado “Revisão dos modelos de avaliação de empresas e suas aplicações nas práticas de mercado” o autor Celso Funcia Lemme busca analisar os principais conceitos e métodos utilizados nos estudos de determinação do valor de empresas, buscando identificar as contribuições recentes da literatura acadêmica para o aperfeiçoamento do trabalho dos analistas profissionais.

Em primeiro plano, o autor desmente o comentário ouvido com frequência entre analistas de que a “teoria na prática é outra”, ele usa como exemplo dessa percepção a literatura acadêmica, especialmente no que se refere a medidas de avaliação de investimentos. Além disso, ele mostra os alguns dos principais problemas envolvidos na utilização dos modelos de precificação de ativos financeiros para a avaliação de ativos reais, entre eles estão: indivisibilidade do ativo, pois na compra de controle o todo nem sempre corresponde à soma das partes; dificuldade, ou mesmo virtual impossibilidade, de repetição do evento, reduzindo a utilidade das medidas estatísticas de desempenho, que se baseiam na ocorrência de sucessivos eventos; pouca liquidez e elevados custos de transação; concentração dos investidores em determinados segmentos de negócios, em virtude de conhecimentos tecnológicos ou de gestão, dificultando a formação de carteiras diversificadas de ativos reais.

Por conseguinte, Lemme fala sobre os principais métodos de avaliação de empresas e contribuições acadêmicas recentes. Primeiramente ele fala das dificuldades de trazer o valor para a avaliação de empresas, entretanto Helfert (1991) apresenta e conceitua oito usos comuns do termo valor, quando aplicado a empresas, sendo eles: valor patrimonial: que corresponde ao valor registrado no balanço patrimonial, valor de liquidação: corresponde a uma condição especial em que a empresa tem de liquidar total ou parcialmente seus ativos, normalmente em virtude de intensa pressão dos credores, valor de mercado: é o valor de um ativo ou conjunto de ativos quando negociado em um mercado (organizado ou não) pela livre vontade das partes, valor de reposição: representa o valor necessário para repor um ativo fixo, valor de decomposição: representa o valor dos segmentos individuais (áreas ou unidades de negócio) de corporações diversificadas, valor de garantia: que é o valor atribuído a um ativo quando dado como garantia de um empréstimo ou outro tipo de crédito, valor econômico: que corresponde à capacidade de um ativo de gerar fluxos líquidos de caixa para o seu detentor, e por último valor de tributação: ele representa o valor do ativo utilizado como base para a incidência de impostos, podendo levar ou não em consideração o verdadeiro valor de mercado.

Além do mais, Celso Funcia Lemme apresenta de forma sucinta, os cinco principais métodos disponíveis para os analistas profissionais, e ainda expõe alguns exemplos de aplicações no Brasil. Em primeiro lugar está o método do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com