TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como duas empresas se mantêm no mercado com tanta concorrência

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 EMPRESA 1...........................................................................................................4

2.2 EMPRESA 2...........................................................................................................6

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos ver como duas empresas se mantêm no mercado com tanta concorrência.

Vamos discutir suas estratégias, o que os clientes pensam e desejam em relação à empresa,  e o que cada uma faz para mantê-lo fiel em seu estabelecimento e se estão satisfeito com a empresa e o que buscam fazer em relação ao seus concorrentes, quais suas maneiras de  identificar os problemas e suas informações coletadas. E qual seria o melhor plano de ação para manter o cliente sempre comprando com a empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Empresa 1.

Empresa: Sapataria Depontti

Setor: Calçadista

Porte: Pequena

Cidade: São Vicente do Sul-RS

ETAPA 1:  Entrevista

Entrevistado: proprietário da empresa.

  1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

R: Sim, tem um banco de dados cadastrados no sistema da empresa onde o proprietário tem acesso a esses dados conforme a necessidade do mesmo.

  1. Como a empresa determina os preços dos produtos?

R: Realizando e analisando os dados das pesquisas de mercado, onde se deve observar que o preço supra as despesas do produto e dos gastos profissionais e administrativos do mesmo.

  1. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R: A empresa realiza reuniões periódicas e frequentes, com o quadro de funcionários dos setores da empresa verificando as necessidades e deficiência dos clientes onde pode ser realizado via telefone, cartas, e-mails ou ate mesmo pessoalmente por motivo de se tratar de uma pequena cidade.

  1. A empresa monitora seus concorrentes?

R: Sim, sempre que possível se e realizada um monitoramento aos concorrentes, observando as demandas e as deficiências do comercio local, e importante focar o atendimento ao cliente, pois este e o principal objetivo da empresa para colocar seu produto.

  1. A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R: Sim, a empresa possui uma parceria com um jornal da região onde este fornece dados de pesquisa sobre a satisfação do cliente referente às empresas da região onde são feitos no período trimestral de cada ano, pois de acordo com esses dados à empresa toma decisões sobre seus produtos para não correr o risco de perder seus clientes.

 

  1. A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultado já obteve?

R: Sim, pesquisa de mercado Quantitativa, esta pesquisa foi usada para tirar conclusões, técnicas de amostras por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para total informação a população, pois esta pesquisa envolve um grande numero de respondentes como, por exemplo, a técnica de questionário usada de acordo com o tamanho da população desta cidade em que a empresa atua.

 

  1. Na empresa identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégica básicas necessária para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

R: Por motivo das fortes chuvas em nossa região, houve uma queda na comercialização dos produtos e decorrentes disto uma queda no faturamento da empresa. São citadas algumas questões estratégicas para solução deste problema: - Política de fidelidade, - Queima de estoque, - Promoções de produto, - Refinanciamento de dividas.

  1. Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

R: Tentar analisar as condições dos clientes, pois devido as fortes chuvas prejudicou as movimentações da região levando as empresas a procurar se adequar com a realidade, pois com as estratégias de negociação a empresa conseguiu manter o faturamento para cobrir as despesas e manter seus clientes até normalizar a situação da região.

ETAPA 2: Análise das informações coletadas

R: As atividades de marketing analisadas foram que a empresa ainda trabalha com crediário próprio, com fichário individual do cliente, parcelamento em carnês, parcelamentos nos cartões de crédito e esta empresa não possuem auxílio de financeiras de créditos.

 

ETAPA 3: Identificação de problemas

R: Um dos problemas destacados foram às fortes chuvas na região oque acarretou uma queda nas vendas dos produtos, refletindo na diminuição do quadro de funcionários e no faturamento da empresa. Outro problema destacado na empresa e que ela não possui auxílio de uma financeira de credito, pois esta financeira pode diminuir o risco de inadimplência dos clientes.

ETAPA 4: Plano de ação

R:

  1. Uso de créditos variados,
  2. Pesquisa de satisfação dos clientes,
  3. Política de confiabilidade,
  4. Convênios com outras empresas,
  5. Levantamento de dados sobre pesquisa de mercado.

Empresa 2.

Empresa: Baú Calçados

Setor: Calçadista

Porte: Pequeno

Cidade: Cacequi – RS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com