TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução industrial

Por:   •  14/12/2015  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  2.427 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Industrial foi um fato de grande mudança e avanço para a sociedade e para os cidadãos, ela teve início na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX e acabou se espalhando pela Europa e Estados Unidos.

Com esta Revolução, o trabalho manual e artesanal (manufatura) que até então era realizado, foi substituido pelas máquinas (maquinofatura), desta forma o serviço que até então era realizado por várias pessoas, iria necessitar de poucas pessoas que pudessem operar as máquinas, e a produção seria muito mais rapida e em grande escala.

Devido à isso, muitas novas empresas foram criadas, novas oportunidades de trabalho surgiram , e foi ai que o capitalismo ganhou força pois o capital começou a circular. Com isso a técnologia só teve a crescer até chegar ao ponto que temos hoje com a globalização, que não seria possível se isto não tivesse ocorrido.

Por outro lado, não foram apenas consequências boas que vieram da Revolução Industrial, pois devido a grande demanda e a produção em massa, começaram problemas como a poluição, que hoje vem gerando muitas complicações e que deve a todo custo ser controlada, porém, com o crescimento desenfreado, é difícil que as grandes potências mundiais consigam controlar sua industria, ou até mesmo diminuir o ritimo, para que não tenhamos tantos impactos futuros.

Outro impacto negativo podemos citar que devido ao grande avanço econômico, e ao grande capital que ficou concentrado na mão dos grandes empresários, acabaram aumentando ainda mais a desigualdade social.

Desta forma, conforme o que foi exposto, pode-se fácilmente compreender que, apesar de termos consequências também negativas, a Revolução Industrial foi extremamente necessária, e mudou completamente a forma de agir e pensar das pessoas e a tecnologia atual jamais seria a mesma, e a fácilidade de produção seria incomparável se esta não tivesse ocorrido, então devemos apenas saber dosar para que possamos extrair principalmente as coisas boas que vieram deste movimento, e tentar cada vez mais minimizar as consequências ruins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com