TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e segurança de trabalho

Projeto de pesquisa: Saúde e segurança de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

Curso Técnico em Administração

Saúde e Segurança

do Trabalho

Marcia Pedroso

Novo Hamburgo, Novembro de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

JUSTIFICATIVA 4

HISTÓRIA 5

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 6

ACIDENTES E PROTEÇÃO 7

Equipamentos de proteção. 9

a) Constituição Federal: 9

b) Consolidação das Leis do Trabalho: 10

Cipa 10

Pcmso 11

Insalubridade 11

Periculosidade 12

CONLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

“O trabalho tem uma tal fecundidade e tal eficácia, que se

pode afirmar, sem receio de engano, que ele é a fonte única

de onde procede a riqueza das nações”.

Papa Leão XIII

A Saúde e Segurança e no Trabalho preocupa-se com todas as ocorrências que interfiram em solução de continuidade em qualquer processo produtivo, independente se nele tenha resultado lesão corporal, perda material, perda de tempo ou mesmo esses três fatores conjuntos.

Desta forma, apresentamos um breve histórico sobre a Saúde e Segurança no Trabalho, demonstrando a conceituação de um Acidente do Trabalho e as suas conseqüências previdenciárias e trabalhistas, bem como o que é uma Análise de Risco do Trabalho, sua elaboração, suas etapas e conseqüentemente os seus resultados. Seguro Acidente do Trabalho, sobre as contribuições que são devidas pelo empregador em relação aos empregados que estão expostos a condições especiais de trabalho.

“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e

social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em

conta que o homem é um ser se que distingue não somente

por suas atividades físicas, mas também por seus atributos

mentais, espirituais e morais e por sua adaptação no meio em que vive.”

( Organização Mundial da Saude)

A segurança do trabalhador é de extrema importancia, pois se ele etiver bem os rendimentos da organização tambem estará, assim os programas desenvolvidos ajudam a ambos para o melhor funcionamento dos processos de prodeção e vivencia dentro da organização.

“A aprtir do momento que a empresa investe na pessoa, há um melhoria

significativa na qualidade e na produtividade, alem de

boas condiçoes de trabalhoe segurança a todos.”

( GRANDI, 1985)

JUSTIFICATIVA

As atividades dentro de uma organização são em diverças vezes precárias e levam tanto o empregado como o empregador a riscos desnecessários. O tema abordado diz respeito a normas e programas desenvolvidoas para ajudar a diminuir ou extinguir os acidentes dentro da empresa. Muitas das causa judiciais trabalhistas tem em seu contexto o descaso do empregador com a saúde e segurança do trabalhador levando a ter lesões de diversos graus. Mas em contradição muitas vezes o trabalhador é quem não utiliza corretamente os equipamentos fonecidos pelo empregador para sua segurança.

Tema elaborado para a compreenção das normas trabalhistas sober a Saúde e Segurança do trabalho visando a prática pelo empregado e empregador para melhor qualidade de vida de ambos.

HISTÓRIA

O Trabalho existe desde a criação do homem, mas o conceito de segurança só surgiu em 1956.

George Bauer publicou um livro, onde mostrou que o trabalho pode ser causador de doenças, e cita a extração de mineráis onde fala das doenças mais comuns e os acidentes de trabalhos entre os mineiros.

Com a revolução Industrial no século XVIII começou a se observar que usava –se intrumentos e técnicas que eram usadas antigamente e isso fazia com que os riscos de saúde e segurança do trabalhador fossem maior em função de não haver uma orientação a respeito.

Até o início da Revolução industrial existem poucos relatos sobre acidentes e doenças provenientes do trabalho, sendo que neste período, predominava o trabalho escravo e manual. Com o surgimento da máquina a vapor, a produtividade aumentou e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo, ocasionado por diversos fatores, dentre eles, a força, a divisão de tarefas e a concentração de várias pessoas em um mesmo estabelecimento. Nesse contexto, os riscos de acidentes e doenças originadas do trabalho começaram a surgir com rapidez. A Revolução Industrial veio alterar o cenário e gerar novos e graves problemas. O crescimento da produção em série deixou à mostra a fragilidade do homem na competição desleal com a máquina; ao lado dos lucros crescentes e da expansão capitalista aumentavam também a miséria, o número de doentes e mutilados, dos órfãos e das viúvas, nos sombrios ambientes do trabalho.

George Bauer diz que a segurança do trabalho é uma atividade que busca introduzir no setor produtivo , onde abrange todos ( trabalhador e empresa) em conceitos sobre prevenção de acidentes.

O Brasil incorporou a higiene e segurança do trabalho na Constituição Federal de 1946, no seu art. 154 - inciso VIII, reafirmado na última Constituição Federal de 1988, no art. 7º - incisos XXII, XXIII, XXVIII, enquanto a Lei nº 6.524/77, regulamentada pela Portaria nº 3.214/78, deu nova redação ao Capítulo V – art. 154 a 201, da Consolidação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com