TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separando o crescimento econômico do desenvolvimento econômico

Tese: Separando o crescimento econômico do desenvolvimento econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Tese  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

1. Diferencie crescimento econômico dedesenvolvimento econômico.

Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda Per Capita de longo prazo, ou ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo asalterações da composição do produto (PIB) e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (combate a pobreza, aodesemprego, á desigualdade social e melhoria nas condições de saúde, alimentação, moradia, segurança e lazer).

2. De acordo com Roston, quais são os estágios de desenvolvimento de uma economia?

Oscinco estágios de desenvolvimento são: sociedade tradicional, pré-requisitos para a arrancada, arrancada (take off), crescimento auto-sustentável (maturidade), idade do consumo de massa.

3. 3. Quais sãoas fontes de crescimento econômico?

O crescimento econômico da produção e da renda decorre de variações na quantidade e qualidade de dois insumos básicos: capital e mão de obra. Nesse sentido, as fontes de crescimento são: aumento na força de trabalho, aumento do estoque de capital, melhoria na qualidade da mão de obra, melhoria tecnológica, eficiência organizacional.

Conceitue Globalização produtiva e financeira ?:A globalização produtiva seria algo que faz com que seu investimento cresça, como por exemplo algum governo faz algo para as escolas públicas e com isso os alunos seriam grandes profissionais, isso é globalização produtiva.

A globalização financeira seria algo que só iria render para o bolso do "globador" sem desenvolvimento, só custos, gastos e lucros.

da a relação produto- capital da economia, mostre qual seria o efeito de um aumento da taxa de poupança ( ou propensão a poupar) sobre a taxa de crescimento do produto real. Se a propensão da população para poupança aumentar, o produto real tende a cair, porque os empresários também irão tender a produzir menos porque o capital de giro na Economia cai.

Mais gente poupando significa menos propensão ao consumo.

A saída para esta situação é diminuir a taxa de juros real da Economia, é o que fez o Governo quando reduziu o IPI sobre carros e sobre a linha branca, incentivando o consumo diminuindo os juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com