TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Econômico X Desenvolvimento Econômico

Artigo: Crescimento Econômico X Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A partir dos esforços de qualificação e quantificação da economia, apresentaremos neste trabalho indicadores de medição de desenvolvimento do país, mencionaremos com uma visão global e também individual a situação a qual encontramos sob uma série histórica.

Destaca-se que crescimento econômico é o aumento do produto agregado, ou seja, dos bens e serviços finais que o país produziu em determinado período e que desenvolvimento econômico leva em consideração o aumento da qualidade de vida da população, como esta tem acesso a educação, saneamento básico, saúde e como a renda é distribuída no país, isso nos da uma ideia do grau desenvolvimento que o país enfrenta. Não podemos dessa forma dizer que crescimento econômico e igual a desenvolvimento econômico, utilizando-se de técnicas de medição índices que serão apresentados ao longo desse trabalho, buscaremos mostrar quais fatores realmente influenciam no desenvolvimento econômico do Brasil e da cidade de Araruna - Pr.

Indicadores Relacionados ao Conceito de Desenvolvimento

PIB Per Capita

O PIB per capita é uma média aritmética e não reproduz fielmente a verdadeira realidade da distribuição de renda do país, devido à alta concentração de renda, mas o PIB per capita se mostra uma variável importante para o conceito de desenvolvimento econômico quando somados a outros indicadores, mas sozinho ele é insuficiente para se fazer uma avaliação concreta de como a renda é distribuída no país. O PIB do Brasil está entre os maiores do mundo, sendo a 6° economia mundial, mas isso não mostra a realidade do nosso país que ainda sofre com grandes desigualdades econômicas e sociais. O Brasil está na 76 ° posição de PIB per capita mundial (PPP), o que mostra uma diferença bem grande em relação a classificação do produto agregado total.

Indicadores Sociais

O conceito de indicadores sociais está diretamente ligado ao grau de desenvolvimento do país, quanto melhor forem os indicadores sociais do país, maior é a possibilidade desse país ser considerado um país com alto desenvolvimento econômico, já que estes indicadores dizem respeito ao bem-estar da população.

“Dentre os indicadores de qualidade de vida, a taxa de mortalidade infantil e a esperança de vida ao nascer, ou expectativa de vida, são dos mais expressivos. Espera-se que, quanto mais desenvolvido o país, menor seja a taxa de mortalidade infantil e maior seja a expectativa de vida de seus habitantes”. (PAULANI, 2007, P. 265).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com