TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro Nacional

Por:   •  8/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema Financeiro Nacional

Banco do Brasil- BB

Função típica de autoridade monetária até janeiro de 1986, após isso o BB entra na posição privilegiada de banco corresponsável pela emissão de moeda, via ajustamento das contas das autoridades monetárias e do Tesouro Nacional. Ele é um conglomerado financeiro de ponta, embora ainda opere, em muitos casos, como agente financeiro do Governo Federal. É o principal executor da politica oficial de credito rural. Administra a Câmara de Compensação de cheques e outros papéis; efetuar os pagamentos e suprimentos do Orçamento Geral da União; agenciamento dos pagamentos e recebimentos fora do país, a execução da politica de preços mínimos dos produtos agropastoris; a execução do serviço da divida publica consolidada; entre outros. A Medida Provisória 443, ampliou a participação dos bancos públicos – Banco do Brasil e Caixa- no sistema bancário domestico, abriu para os bancos públicos a possibilidade de comprar bancos privados, o que até então não podia, não era permitido.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- BNDES

Responsável pela politica de investimentos de longo prazo do Governo Federal. É a instituição financeira de fomento do País e tem objetivos como: impulsionar o desenvolvimento econômico e social do País; fortalecer o setor empresarial; criar novos polos regionais, evitando as desigualdades; entre outras. Para conceder qualquer um desses benefícios, conta com um conjunto de fundos e programas especiais de fomento.

Bancos Comerciais- BC

Seu objetivo é suprir os recursos necessários para financiar, a curto e médio  prazo, o comercio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas. Seus objetivos são: descontar títulos; realizar operações de contas garantidas; realizar operações especiais, credito rual, cambio e comercio internacional; captar depósitos á vista e a prazo fixo; entre outros. Em suma são intermediários financeiros que recebem recursos de quem tem e distribuem através do credito seletivo a quem necessita de recursos.

Bancos de Desenvolvimento – BD

Os bancos estatuais de desenvolvimento, ainda existem, incluem-se em um conjunto de instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e destinados ao fornecimento de crédito médio e longo prazo ás empresas localizadas nos respectivos estados. Atualmente só existem três bancos desse tipo em operação: o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul- BRDE, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais-

BDMG, e o Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo- Bandes.

Após a Resolução 3.568, baixada, teve a possibilidade de operar linhas de financiamento comerciais além da sua área de atuação. A Resolução 3.593, derrubou a restrição, que essas instituições  não podem ofertar créditos fora da sua área de atuação, o que só era permitido por meio de operações consorciadas com os bancos de desenvolvimento d outros Estados.

Secretaria de Previdência Complementar

É uma autarquia ( é um ente do Estado, pertencente a Administração Publica Indireta, pessoa jurídica de direito publico), de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira, com matrimonio próprio. Ela atua como entidade fiscalizadora e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das politicas para o regime de previdência complementar operando pelas entidades fechadas de previdência complementar. Algumas atribuições suas: fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar; apurar e julgar infrações e aplicar penalidades cabíveis; autorizar a constituição e o funcionamento das fechadas de previdência complementar; autorizar a transferência de patrocínios, harmonizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar; entre outras.

Caixa Econômica Federal

A Caixa é uma instituição financeira do governo responsável pera a operacionalização das politicas do Governo Federal para habilitação popular e saneamento básico.  É permitido de atuar, mas áreas de atividades relativas a bancos comerciais, sociedades de créditos, infraestruturas. Exerce função administrativa de loterias, de fundos e de programas, com exemplo do FGTS.

Bancos Cooperativos:

O Banco Central autorizou a constituição de bancos comerciais de forma de sociedades anônimas de capital fechado, com participação exclusiva de cooperativas de créditos singulares. Permite levantar recursos no exterior, atividade vetada às atuais cooperativas de créditos. A vantagem para o sistema é que o produtor rural é o controlador e gerador do fluxo do dinheiro ao mesmo tempo em que matem esses recursos.

Sociedade de Crédito Imobiliário

Às sociedades de crédito imobiliário é facultado, além da realização das atividades relevantes à seus objetivos, operar em todas as modalidades admitidas nas normas relativas ao direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança. Empregam atividades provenientes de depósito de poupanças, letras hipotecárias e imobiliárias, repasses e refinanciamentos contraídos no país, inclusive os provenientes de fundos nacionais e entre outros.

Associações de Poupança e Empréstimos

Sob a forma das sociedades civis, constituem-se em determinadas regiões sendo propriedade comum dos associados. As operações ativa são constituídas basicamente por financiamento imobiliário. As operações passivas são basicamente por cadernetas de poupança que remuneram os juros como se dividendos fossem.

Agências de Fomento

As Agências de Fomento substituem algumas das funções dos antigos bancos estaduais, seu objeto social é a concessão de financiamentos de capital fixo e de giro associado a projetos no País, dependem de autorização do BC. Cada unidade da federação, só pode conter uma agência de fomento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com