TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestão ambiental

Projeto de pesquisa: Sistema de gestão ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDEP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA APLICADO A LOGÍSTICA

DOUGLAS DA SILVA REIS JUNIOR R.A 427115

GRACILDO CARDOSO DE FREITAS R.A 412815

LORENZO MOSQUERA ZULES R.A 405384

NILSON BENTES GOUDINHO R.A 438700

PABLO MOREIRA MACEDO R.A 440293

ROZILDA SANTOS DA MATA R.A 413858

TÍTULO: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II - FINAL)

Prof. Felipe Malcher (Tutor Presencial)

Manaus

2013

RESUMO

Podemos definir Sistema de gestão Ambiental (SGA), segundo a NBR ISO 14001, como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa, que é a autodeclaração da empresa em relação ás suas intenções e preocupações com meio ambiente. A Norma ISO 14001 especifica requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo a uma organização formular uma política e objetivos que levem em conta os aspectos legais e as informações referentes aos impactos significativos. Ela se aplica aos aspectos ambientais que possam ser controlados pela organização e sobre os quais se presume que ela tenha influência. Em si, ela não prescreve critérios específicos de desempenho ambiental. (NBR ISO 14001, 1996). Nosso trabalho consiste em demonstrar a implantação do Sistema Gestão Ambiental em uma empresa.

SUMÁRIO

1. Introdução (Apresentação do Alvo do Projeto)......................................................4

2. Contextualização da Pesquisa.................................................................................5

- Objetivos de gestão ambiental..................................................................................5

- Princípios e elementos de um sistema de gestão Ambiental....................................5

- Política Ambiental....................................................................................................5

3. Desenvolvimento e Implementação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental......6

4. Resultados...............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal, demonstrar de forma clara a implantação do sistema de gestão ambiental, com atitudes concretas mostrar o caminho para minimizar os impactos ambientais. Iremos implantar um sistema de gestão ambiental na empresa Flex. A Flex é uma empresa amazonense fundada à 25 anos no setor eletroeletrônico. Onde a especialidade é montagem de placas de circuitos impressos e produtos eletroeletrônicos. Além de montagem de produtos na área de informática, também produzimos na área de áudio/vídeo. É uma CEM - Contracting Eletronic Manufaturing Brasileira, com tecnologia mundial e conhecimento local. Visando melhor qualidade de vida e maior competitividade no mercado, iremos implementar um sistema de gestão ambiental.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Objetivos de gestão ambiental

Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; Assegurar-se de uma conformidade com sua política ambiental definida; Demostrar tal conformidade a terceiros; Buscar certificação do sistema de gestão ambiental por uma organização externa; Realizar uma auto-avaliação e emitir autodeclaração de conformidade com esta Norma.

Princípios e elementos de um sistema de gestão Ambiental

Comprometimento e política – é recomendado que uma organização defina sua política ambiental e assegure o comprometimento com o seu SGA.

Planejamento – é recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental.

Implementação - para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais.

Medição e avaliação – é recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental.

Análise crítica e melhoria – é recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.

Política Ambiental

A alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que ela: Seja aprimorada à natureza escala de impactos ambientais de suas atividades; inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição; inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis e demais requisitos subscritos pela organização; fornecer a estrutura para estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais; seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados; esteja disponível para o publico.

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

A tabela a seguir, mostra as ações recomendadas para cada etapa da implantação:

ETAPAS AÇÕES RECOMENDADAS

Designar equipe e coordenador para gerenciar a implantação. - Designar um representante para liderar os trabalhos;

- Inicia treinamento interno de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com