TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: O produto / serviço

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

2. O produto / serviço

2.1. Características

Os principais produtos comercializados na Barraca do Seu Moura são: hortaliças, notadamente, alface, agrião, acelga, coentro, pimenta-biquinho, brócolis, gengibre, couve, dentre outros produtos agrícolas como abacate, cupuaçu, maracujá.

Os produtos comercializados são expostos de forma tradicional, em bancadas, sendo que a grande maioria é exposta sem selo orgânico de identificação no produto ou embalagem.

Esses produtos são de característica orgânica, ou seja, não passam por um processo de industrialização e para seu cultivo não se faz uso de agrotóxicos. Por isso são vulneráveis as oscilações de temperaturas e aos predadores, pragas daninhas. Para a plantação dos produtos é utilizado biofertilizante e inseticida natural.

Além dos produtos convencionais, aqueles já conhecidos na mesa do consumidor, a barra do Seu Moura apresenta uma gama de plantas não-convencionais que ganham a cada sábado mais adeptos, consumidores que buscam nesses tipos de produtos, alimentos que não venham causar riscos a sua saúde.

2.2. Diferencial tecnológico

O modelo de produção orgânica é caracterizado por um sistema que promove a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. O termo produto orgânico é reconhecido mundialmente e as primeiras normas que serviram de referência para sua comercialização foram instituídas a partir da criação da INFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica. Atualmente, no Brasil, a produção e a comercialização são aprovadas pela Lei 10.831/2003 e regulamentada pelo decreto Nº 5.323 entre outros dispositivos legais. O Ministério da Agricultura (2012) propõe a seguinte definição para produto orgânico:

“Tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.”

Além dessas características, os produtos orgânicos ainda têm como proposta a não utilização de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2012). Essas características e propostas presentes nos produtos orgânicos são responsáveis por trazer benefícios associados ao seu desenvolvimento. Nesse sentido, a INFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (2012) define a agricultura orgânica como um sistema que promove a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. Esta tem como bases processos ecológicos, com biodiversidade e com ciclos adaptados às condições locais . Combina tradição, inovação e ciência de modo a ser benéfica para o espaço partilhado. Promove relacionamentos justos, assegurando uma boa qualidade de vida a todos os envolvidos. Ainda em relação à proposta, às características e aos benefícios.

Já agricultura convencional, que se difundiu em escala planetária a partir da chamada “revolução verde”, durante as décadas de 1960 e 1970, baseia-se, grosso modo, em: monocultura;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com