TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA COMO PRODUTO HISTÓRICO

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 16

DIEGO MOURA POSSIONATO

SOCIOLOGIA JURÍDICA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

CURSO DE DIREITO

CAMPO GRANDE – MS

2014[pic 1]

SUMÁRIO

A SOCIOLOGIA COMO PRODUTO HISTÓRICO...............................................02

O PENSAMENTO  SOCIOLÓGICO  DE  ÉMILE  DURKHEIM.......................06

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER.......................................09

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX.......................................14

CONCLUSÃO.............................................................................................................17

[pic 2]

SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

TEXTO N.02 – A SOCIOLOGIA  COMO PRODUTO HISTÓRICO.

  1. O que o autor quis dizer com a expressão: “A sociologia como produto histórico”?  (p.37).

A ciência tem a essência de fatos históricos. Uma ciência é fruto da necessidade peculiar do homem e, dar respostas mais  densas às questões, perguntas, dúvidas  em uma determinada área do conhecimento. O objetivo principal deste texto é saber como, num determinado momento histórico, surgiu a Sociologia.

  1. Como era a preocupação dos pensadores em relação aos fenômenos sociais na Idade Antiga e na Idade Média? Qual era o objetivo dos estudos  a respeito da vida social nestes períodos?  (p.38)  Que estudos sociais  foram relevantes na Antiguidade e na Idade Média? (p.38).

Na Idade Média as tentativas de esclarecimento da sociedade  foram influenciadas pela religião  e pela filosofia. Era uma visão mais especulativa, com um caráter mais filosófico do que científico. Tinham o objetivo sugerir formas para explicar a sociedade mais do que compreender a organização real. Não se preocupavam em explicar as sociedades tais quais elas eram realmente.

  1. “Para Florestan Fernandes, três séries de convergências parecem responsáveis pela lenta, mas progressiva substituição da concepção normativa e especulativa por uma representação positiva da vida social”.  Quais são  os fatores que desencadearam estas convergências? (p. 39).

Fatores de natureza sociocultural, Fatores de natureza intelectual, Fatores decorrentes da dinâmica do chamado “sistema de ciências”.

  1. Quais são os fatores socioculturais que tiveram relevância para a transformação das idéias sociais. (p. 39-40).

Ascensão da burguesia, a Formação do Estado, a descoberta do Novo Mundo, a reforma protestante quebrou a unidade da Igreja Católica, rompendo com a concepção passiva do homem, tornando-o sujeito de sua história, Revolução Industrial que definiu o desaparecimento da sociedade feudal e consolidou a sociedade capitalista.

  1. Quais são os fatores intelectuais que contribuíram na evolução da análise social? (p.40-41)

O surgimento das utopias, descrições de sociedade ideais. O Renascimento é o início de um movimento cultural que marcou as transformações da mentalidade social européia. Emprego da razão.  Uma novo caráter intelectual, o racionalismo, diante  dos fenômenos naturais mas também diante dos fenômenos  humanos e sociais.

  1. Em que o “sistema de ciências” foi decisivo para a formação das ciências sociais?  (p.42-43) O que significa “a atitude secularizada” frente os fatos sociais?

O desenvolvimento das ciências estava ligado à necessidade de controlar a natureza. Foi desenvolvendo a persuasão de que os processos das ciências da natureza deviam ser abertos aos estudos dos assuntos humanos e sociais. Os fenômenos sociais podiam ser qualificados como uma coisa. Atitude secularizada significa a independência do pensamento científico em relação aos dogmas e idéias religiosas.

  1. O que fez surgir o positivismo? Quais são as três idéias básicas do positivismo?  (p.43-44).

A necessidade de procurar soluções para os conflitos e desordens fez surgir o positivismo, a primeira forma de pensamento social. Os positivistas fundamentado nas ciências naturais imaginaram a sociedade a uma constituição viva combinado de partes  agregadas e coisas que funcionam  como um exemplo mecânico de organização. Por isso o positivismo é chamado também de física.

  1. Qual a importância do pensamento de Saint Simon como precursor do positivismo? (43-44)

Saint Simon pensava na transferência de todo o poder da sociedade para as mãos dos cientistas com o objetivo de reparar a ordem social. Após a revolução  a frança vivia um estado de desorganização social, e Saint Simon, acreditava que o industrialísmo trazia a possibilidade de satisfazer as necessidades da população e que a ordem e a paz podiam ser propiciados pelo progresso econômico.

  1. Quais são as principais obras produzidas e publicadas por Augusto  Comte? (p.44-45)

       Plano de trabalhos científicos necessários para organizar a sociedade (1824); Curso de Filosofia Positiva, Discurso sobre o Espírito Positivo, Sistema de Política Positiva ou Tratado de Sociologia instituindo  a Religião da Humanidade

  1. Explique a lei dos três estados de Comte? (p.46)

Estado Teológico – O homem explica as coisas, atribuindo-as a seres, forças sobrenaturais.

Estado Metafísico - a explicação tem como base entidades abstratas, idéias através das quais acredita poder explicar a natureza das coisas e a causa dos  acontecimentos.

Estado Positivo – o homem procura, através da observação e do raciocínio, aprender as relações necessárias entre as coisas.

  1. Como Comte, por meio da classificação das ciências chega à sociologia? Qual o papel da sociologia na visão de Comte? (p.46)

A sociologia é a única em condição de esclarecer a maneira como se constituíram as ciências que nasceram antes dela e das quais ela é o coroamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com