TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)

Trabalho acadêmico: Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.464 Palavras (22 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 22

Resumo

O objetivo desta atividade é atuar como consultores de logística no gerenciamento do fluxo de materiais, desenvolver uma análise diagnóstica da cadeia de logística de administração de materiais, comparando a prática com a teoria estudada nesta disciplina.

A relevância deste desafio é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, o que é de suma importância para conhecer o que está sendo utilizado pelas organizações e, por meio da comparação entre teoria e prática, desenvolver habilidades para planejar suas próprias estratégias de administração de materiais e logística.

Palavras chave: logística; materiais; estratégias; administração.

Abstract

The goal of this activity is to act as logistics consultants in managing the flow of materials, develop a diagnostic analysis of the logistics chain management materials, comparing the practice with the theory studied in this discipline.

The relevance of this challenge is to emphasize the strategies used by the companies for better logistics planning, which is very important to know what is being used by organizations and, through comparison between theory and practice, develop skills to plan their own strategies of materials management and logistics.

Keywords: logistics, materials, strategies, administration.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 9

1. Diagrama Da Administração Do Material 11

1.1. Inventário 12

1.2. O Conceito De Administração De Materiais 12

1.3. A Importância Da Administração De Materiais E Sua Amplitude 13

2. O Administrador De Materiais 14

2.1. Como Avaliar O Desempenho Da Área De Materiais 14

3. O que é logística 16

4. A Gestão De Estoque 17

4.1. Funções Do Estoque 19

4.2. Funções Do Controle De Estoque 20

5. Noções Fundamentais De Compras 21

5.1. Conceito De Compra 21

5.2. Preço Certo 22

5.3. Quantidade Certa 23

5.4. Objetivo De Compras 24

5.5. Seqüências Lógica De Compras 25

6.1. Sua importância na empresa 28

7. Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) 30

CONSIDERAÇÕES FINAIS 31

REFERÊNCIAS 35

INTRODUÇÃO

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Esta disciplina irá focar a sua atenção sobre estes últimos, sejam eles no que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

Estoques geram despesas desnecessárias, por isso é indispensável um controle de estoque planejado e detalhado. Cada ação de uma empresa deve ser altamente estudada. Os estoques geralmente são esquecidos, pois não geram lucros diretos, mas a conseqüência que gera um estoque sem planejamento e controle é desastrosa para a empresa.

A estocagem e o manuseio de materiais são essas atividades suplementares, que assumem consideráveis importâncias pelo fato de terem influencia sobre o tempo necessário para o processamento de pedidos. O controle de estoque é de suma importância para a empresa que preza pela qualidade de serviço oferecido e também por que o estoque, sendo de matéria prima ou produto acabado, está voltado diretamente a custos de manutenção de ambos.

Just In Time (JIT) é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir estoques e os custos decorrentes. Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria- prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

A aplicação do JIT na empresa Premiun Imports será a base deste estudo. Para isso foi traçado objetivo de avaliar o sistema de estoque da empresa e propor melhorias com base no sistema JIT. O JIT tem vantagens que são prováveis através de seu uso, pois reflete diretamente na redução dos custos da empresa. Neste sentido, alguns objetivos específicos foram propostos: compreender a importância do gerenciamento de estoques para a otimização da empresa; apresentar o sistema Just in Time, apontando suas características, vantagens e desvantagens; observar o estoque da empresa verificando a organização e movimentação de materiais; verificar se o espaço físico é adequado para atender a demanda; identificar gargalos no controle de estoque, para possíveis melhorias; propor algumas técnicas de controle de estoque baseadas no sistema Just in Time para melhorar as operações do estoque.

A metodologia adotada para alcançar os objetivos propostos foi de caráter quantitativo, avaliando os resultados observados e propondo melhorias para a empresa.

A pesquisa realizada, na empresa Premium Imports, tem como foco a redução de custos no estoque utilizando técnicas do JIT. Técnicas que possivelmente possibilitarão uma redução considerável dos estoques da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com