TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística e Supply Chain Management ATPS

Projeto de pesquisa: Logística e Supply Chain Management ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS Logística e Gestão de Cadeia de Suprimentos

Etapa 1

Passo 1 (Aluno) – Acessar o dicionário de Logística da Revista Tecnologística.

Passo 2 (Aluno) – Ler o artigo: ”A Logística como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas”

Passo 3 (Aluno) – Ler o artigo: ”A Logística como ferramenta de melhoria para o desempenho em pequenas empresas”.

Passo 4 – (Equipe)

Após um breve diálogo entre nós, conseguimos chegar na conclusão abaixo:

Inicialmente, é fundamental que a empresa não se deixe levar pelo estado da arte praticado pelas grandes empresas, a logística empresarial deve sempre ser levada em consideração seu contexto estratégico, embora existam pequenas empresas ágeis e competitivas no que se referem ao desempenho logístico, muitas empresas de pequeno porte costumam se incluir no grupo daquelas nas quais as atividades logísticas não estão integradas. Para essas, algumas medidas simples podem contribuir para um aumento significativo do desempenho em termos de nível de serviço e custos logísticos, proporcionando aumento do valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pelas empresas. A base fundamental do desempenho acima da média, em longo prazo, é a vantagem competitiva sustentável e alerta que “ser tudo para todos” é uma receita para a mediocridade estratégica e para um desempenho abaixo da média, pois significa normalmente que uma organização não apresenta qualquer vantagem competitiva.

Assim, o correto é adotar a filosofia de planejar e coordenar o fluxo de materiais entre o fornecedor e o usuário de forma integrada (para isso, informação é estratégia e deve percorrer todo o processo junto com os materiais). Antigamente, isso ocorria de forma fragmentada (cada um cuidava da sua parte dificultando o gerenciamento do todo), a cadeia de suprimentos torna-se a cadeia de valor e quando integrado aos fornecedores é criado um sistema de valores, aplicando-se as 5 forças dos elementos que compõem uma indústria, que são elas: Novos Entrantes, Compradores, Substitutos, Fornecedores e Intensidade da Rivalidade.

A qualificação da logística pode vir a contribuir de forma significativa para o incremento do atendimento ao cliente, previsão da demanda, comunicação da distribuição, controle de inventário, gestão de materiais, processamento de ordens e partes, suporte de serviço, seleção de planta e armazém, compras, embalagem, gestão de bens devolvidos, disposição de sobras e rejeitos, transporte e tráfego, e armazenagem. Para controlar este cenário de grande impacto, as empresas, os governos e a sociedade devem somar esforços para aplicar programas e deste modo, conscientizar sobre sua importância que pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Estratégias logísticas devem estar integradas com a produção, o marketing e com as estratégias corporativas. A integração entre a logística e outras áreas funcionais traz todo o potencial das empresas com atividades de alto valor agregado e permitir que, em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com