TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain Management

Casos: Supply Chain Management. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. RESUMO..................................................................................................................5

2.INTRODUÇÃO......................................................................................................................6

3. SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos.....................................................................7

3.1. Benefícios do SCM................................................................................................9

3.2. Objetivos da Gestão da Cadeia de Suprimentos..................................................9

3.3. Principais Funções do SCM................................................................................10

3.4. Componentes da SCM........................................................................................10

4. Práticas da Gestão da Cadeia de Suprimentos.....................................................10

5. Resultados esperados da utilização da SCM.........................................................11

6.Utilização das Tecnologias de Informação na Gestão da Cadeia de

Suprimentos.......................................................................................................11

7. Capacitações logísticas necessárias à adoção da SCM........................................12

8. Recursos logísticos necessários à adoção da SCM..............................................13

9. CONCLUSÃO.........................................................................................................15

10. BIBIOGRAFIA ......................................................................................................16

Resumo

Uma ferramenta que é utilizada juntamente com a Tecnologia da Informação (TI) que possibilita a empresa gerenciar a Cadeia de Suprimentos com maior eficácia e eficiência. É um processo de logística que abrange a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto, sempre para apoiar na decisão de dinamizar as relações com os clientes e apresentar soluções para as necessidades da empresa, ou seja, redução de custos.

Introdução

Em uma era digital e globalizada, a ferramenta mais utilizada pelas empresas de pequeno e grande porte, é a competição. Com significado crescimento a partir dos anos 90, a competição é uma funcionalidade que permite às empresas vantagens no mercado que atuam, tornado-se marcas e organizações globais. Para consegui-la muitas empresas lançam uso de uma nova façanha denominada Supply Chain Management (SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos), forma encontrada para obter uma visão ampliada, atualizada e sistematizada da administração tradicional de materiais, incluindo a gestão de toda a cadeia produtiva de maneira estratégica e integrada.

É muito comum, também, profissionais procurarem cursos sobre supply chain management, muitas vezes porque esta é a nomenclatura da área na qual estão alocados, quando estão buscando na verdade soluções para problemas operacionais internos. Também nas áreas de Consultoria e Inteligência de Mercado são comuns as confusões com o uso dos termos e demandam, vez por outra, correção no escopo de projetos e revisões em questionários de pesquisa. Antes de ser um mero problema de terminologia ou estrangeirismo1, esta confusão pode levar a equívocos no estabelecimento de metas e prioridades gerenciais.

Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos, as empresas têm que definir suas estratégias competitivas e funcionais por meio de seus posicionamentos (enquanto fornecedores ou clientes) dentro das cadeias produtivas em que estão inseridas. O objetivo central da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo não só a relação empresa – fornecedores, mas também a relação empresa – clientes.

3. SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos

O SCM surgiu a partir do desenvolvimento da logística e da análise da cadeia de suprimentos como um todo; atuando, contudo, não só na função logística, como também sobre outras funções empresariais - marketing, vendas, finanças, planejamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e recursos humanos, dentre outras - e em todas as empresas da cadeia. Com isso, como ressalta Scavarda & Hamacher (2000), houve uma mudança introduzida pelo SCM no paradigma competitivo, ao considerar que a competição no mercado ocorre no nível das cadeias de suprimentos e não apenas no nível das unidades de negócios (isoladas), como estabelece o consagrado modelo de competitividade de Porter (1980).

O SCM tem por finalidade, segundo Pereira Filho & Hamacher (2000), unificar as metas das empresas pertencentes a uma cadeia e sincronizar suas atividades em busca de resultados superiores para todos os integrantes da cadeia, tanto em termos econômicos como em termos de satisfação dos clientes. Se considerarmos, ainda, a definição de Wood Jr & Zuffo (1998), segundo a qual o SCM consiste em uma metodologia desenvolvida para alinhar todas as atividades de produção de forma sincronizada, visando reduzir custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final; podemos deduzir que, os resultados superiores citados acima, são obtidos no SCM, em termos econômicos a partir da redução de custos e minimização de ciclos, e em termos de satisfação do cliente, a partir da maximização do valor percebido pelo mesmo.

Para atingir estes resultados superiores, o SCM envolve, basicamente, o gerenciamento de três fluxos: o de produtos, o da demanda e o de informações (Scavarda & Hamacher, 2000). De acordo com Pereira Filho & Hamacher (2000), os principais participantes da cadeia de suprimento são os fornecedores, a manufatura, os atacadistas, os varejistas e os consumidores finais. Os citados autores mostram um modelo da Cadeia de Suprimentos onde existem dois fluxos: o de informação e o de materiais. O primeiro flui em todas as direções e auxilia a prestação de serviços aos clientes, oferecendo-lhes, por exemplo, informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com