TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO A INTERNET E SEUS SERVIÇOS

Por:   •  17/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, retrataremos sobre a internet, as redes, como ter acesso a internet e alguns dos principais serviços que são oferecidos pela Internet, além de uma breve exposição a respeito da história da Internet. Visto que essa situação da internet é um dos grandes indicadores para medir o nível de crescimento desenvolvimento social e financeiro de uma determinada nação. Não é por acaso que seis (6) das metas de desenvolvimento do milénio e das profissões do futuro estão intimamente ligados a internet.

Actualmente, a famosa e poderosa Internet como é conhecida, pode ser definida como o conjunto de redes de computadores que se comunicam utilizando o protocolo de comunicação TCP/IP. Originou-se da Arpanet, uma rede desenvolvida pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, que fazia parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Portanto, é nada mais nada menos do que um aglomerado de milhões e milhões de computadores, interligados pelo protocolo TC/IP (o famoso IP adress), que ao mesmo tempo permite o acesso e a transferência de dados. Hoje em dia, ela tem uma grande variedade de recursos e serviços, não podendo se esquecer dos documentos interligados por meio de ligações da Word Wide Web (WWW), e a infra-estrutura para suportar os grandes correios electrónicos, e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

Para a efectuação deste trabalho utilizou-se a pesquisa exploratória em Manuel básico de Informática no título que dizia os aspectos básicos sobre o tema em síntese e em outros manuais de informática.

JUSTIFICATIVA

Tivemos a oportunidade de escolher esse tema porque normalmente no meio em que eu vivo, ou seja, na sociedade actual deparo-me com situações desse género. Em que a maior parte dos jovens tem acesso livre a internet, principalmente os correios electrónicos e as redes sociais e como outros serviços. O uso da internet como meio autodidáctico, ou como biblioteca ou ainda como meio de interacção com outras pessoas, a internet está se expandindo e saber mais sobre ele nos possibilita ter acesso a recursos e ferramentas para um uso mais profissional, e também devido o facto de actualmente a economia estar transitando para a internet.

IMPORTÂNCIA DO TEMA

A televisão, a rádio os jornais, etc. Têm frequentemente noticiado casos de como tem sido o uso da internet no mundo, suas áreas de actuação e novos investimentos da nova era: A Era Digital. Actualmente segundo dados recentes, por volta de 10 milhões de angolanos acessaram a Internet em suas residências no mês de março de 2019, havendo um aumento de 6,5% sobre fevereiro, o número de horas que o Internauta angolano passa em frente ao computador está entre os maiores de África, ficando ainda para trás de muitos países africanos. Esses números comprovam toda a potencialidade de crescimento da Internet, e o horizonte que se abre para as empresas é muito próspero, o mercado esta migrando para a Internet e as empresas devem se adequar a essas novas exigências de mercado.

Os serviços prestados pela Internet crescem a cada dia e começam a se tornar mais maduros e sólidos, capazes de atender as novas expectativas criadas sobre a rede mundial de computadores.

ESTRUTURA

Serão dois os capítulos estruturantes deste trabalho e uma introdução cujo objectivo, sublinha-se, é totalmente académico.

A Introdução será uma narração resumida da temática, contendo elementos como, a importância, a justificativa e os objectivos.

O primeiro capítulo falará essencialmente sobre a internet, sua origem, tipos de redes, efeitos do uso, consequências, vantagens e desvantagens.

O segundo capítulo fará basicamente uma análise geral dos principais serviços de internet, seu uso e exemplos.

CAPÍTULO 1 - A INTERNET

Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.

A Internet evoluiu de uma rede de uso meramente acadêmico e militar para se tornar a maior fonte global de informação, jamais vista, constituindo o maior fórum mundial de corporações e pessoas interessadas em comunicarem-se entre si. A rede das redes, como é conhecida, está cada vez mais trazendo para perto de nós a tão esperada revolução nos meios de comunicação dentro da sociedade.

Basicamente a Internet é uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais. Portanto, dizendo de modo simples, é uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar.

Apesar de ter uma História relativamente curta, a Internet se revela como um grande factor de comunicação, integração social, armazenamento de informações de todos os tipos e globalização de produtos.

Assim, a Internet é formada por computadores comuns e por outros, especiais, os servidores, máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.

1.1 COMO SURGIU

Sem dúvidas a internet tem revolucionado o mundo dos computadores e da comunicação como nenhuma outra invenção foi capaz de fazer. A história da internet se inicia no ano de 1962, onde o comunismo fazia grande oposição e força aos Estados Unidos, assim os americanos resolveram criar uma rede de comunicação militar que fosse forte o bastante para resistir a um ataque nuclear. O conceito desta ideia revolucionária se baseava em um sistema descentralizado, o qual permitia que a rede funcionasse mesmo com a destruição de um ou mais máquinas.

Um dos principais criadores e desenvolvedores da Internet foi Paul Baran, o qual teve a ideia de criar uma rede com a forma de uma gigantesca tela, sendo que analisando o sistema centralizado que tinha grande vulnerabilidade, pois com a destruição de seu núcleo, a comunicação seria impossível, assim optou pela rede híbrida de arquiteturas em estrela com malhas, fazendo com que a informação trafegasse de forma dinâmica.

O mecanismo utilizado era o seguinte, os “dados” se deslocariam na rede de forma dinâmica “buscando” o caminho que esteja menos sobrecarregado, onde os mesmos “esperam” caso todos os caminhos estejam sobrecarregados, sendo esta a tecnologia denominada de “Packe Switching”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com