TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de Câmbio

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.470 Palavras (18 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 18

1) Como é explicada a formação da taxa de câmbio em um mercado livre? Separe a sua análise em curto e longo prazo. Dê dois exemplos de operações internacionais que, se realizadas em grande volume, influenciam a cotação da taxa no curto prazo.

A formação da taxa de câmbio a longo prazo é explicada por meio do equilíbrio de poder aquisitivo (Teoria Paridade do Poder de Compra*), [a]e competitividade entre as economias nacionais tomadas por comparação de acordo com a diferença de inflação entre os países.

A formação da taxa de câmbio a curto prazo é determinada pela função de oferta e demanda do mercado desta forma quanto maior a procura por moeda estrangeira [b]maior será a apreciação certo o aumento da taxa de câmbio, assim se houver grande  oferta da moeda estrangeira o preço tenderá a baixar.

Exemplos de operações internacionais [c]que em grande volume, influenciam a cotação da taxa no curto prazo:

 - A expectativa dos agentes econômicos tem base na análise do cenário comportamental político econômico do país em caso de um cenário instável e positivo a taxa irá variar de acordo CURTO PRAZO. Em caso de um cenário instável decorrente de situações pontualmente negativas o investimento estrangeiro irá variar de acordo, caso contrário os investimentos serão positivos o que será consequentemente refletido na variação da taxa de câmbio.

-  Operação internacional que pode afetar a taxa de câmbio no curto prazo é a quantidade de viagens ao aumento de viagens ao exterior que automaticamente faz com aumente a demanda pela moeda. - Viagens ao exterior (estudo, turismo, negócios).

2) Quais regimes de câmbio podem existir? Qual é o regime aplicado pelo Brasil e que instrumentos o Banco Central pode utilizar para induzir movimentos na taxa de câmbio (cite dois exemplos)?

Os tipos de regime de câmbio que podem existir são: Câmbio[d] fixo; Currency Board[e]; Câmbio Fixo Real (crawling peg); Taxas múltiplas de Câmbio; Bandas cambiais (todos esses são CÂMBIO ADMINISTRADO[f]) ; Livre (puro/dirty floating).  

O regime aplicado pelo Brasil é o de câmbio livre,  porém dirty floating ou seja, ocorrem intervenções do Banco Central aleatoriamente à medida que a situação econômica necessite.

Situações que podem ser necessárias a intervenção do Banco Central do Brasil[g]: quando ocorre um aumento demanda, que automaticamente vai gerar um aumento de preço da moeda. A alteração do risco pais, pois faz com que aumentem ou diminuam as entradas de divisas.

Ações que o Banco Central do Brasil[h] pode tomar: compra dos dólares que estiverem disponíveis no mercado. Outro exemplo que o banco central pode utilizar para induzir movimentos na taxa de câmbio, é o que foi utilizado recentemente, nas operações de exportação, nas quais não é mais obrigatório a realização dos contratos de câmbio.

3) No Brasil, o mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar pelo próprio Bacen. Incluem-se no mercado de câmbio brasileiro as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências do e para o exterior. As operações no mercado de câmbio podem ser cursadas em dois segmentos: primário e secundário. Explique o que são e dê um exemplo para cada um deles.

O mercado primário é baseado em todas as transações exceto as instituições financeiras, ou seja, todas as transações comerciais pessoas físicas x jurídicas. entre os bancos e seus clientes não bancários, isto é, onde são habitualmente negociadas as operações de importação, exportação, fretes, royalties, transferências unilaterais, etc. Pode ser resumido como aquele em que as ações são negociadas pela primeira vez estando associado ao lançamento dessas ações no mercado de capitais.

O mercado secundário é composto somente das instituições financeiras, as quais podem ocorrer pela necessidade de nivelamento da posição cambial ou, simplesmente, por interesse financeiro (operações especulativas).

4) A conta corrente em moeda estrangeira em um país é uma modalidade de conta corrente que permite a movimentação de moeda estrangeira tanto para recebimentos como para pagamentos. Os recursos depositados não estão, em consequência, sujeitos à variação cambial. Em sua versão mais ampla, essa modalidade de conta corrente, permite que empresas e pessoas, nacionais ou estrangeiras, abram livremente conta em uma instituição financeira nacional e mantenham, sem limitação de valor, seus recursos em dólares, euros, ienes, ou qualquer outra moeda internacionalmente conversível. Os bancos, portanto, passariam a ter passivos em moeda estrangeira. É possível abrir conta em moeda estrangeira no Brasil? O que aconteceria se fosse permitido, generalizadamente como descrito acima, o uso da conta em moeda estrangeira, principalmente no que se refere à formação da taxa de câmbio?

Sim, é possível abrir conta em moeda estrangeira no Brasil, PORÉM É DE CARATER EXCEPCIONAL, apenas pessoas jurídicas especificas, como agências de turismo, Correios, e Agência de câmbio podem manter tais contas.

Se fosse permitido abertura conta em moeda estrangeira no Brasil de forma generalizada, sem ser restrita casos específicos ocorreriam descontrole da taxa de cambial. Logo, como muitas pessoas vão querer comprar, logo a procura vai ser grande por dólar e este consequentemente terá uma valorização excessiva. Ocorrerá também valorização excessiva da demanda de preço.

5) A sua empresa exportou, embarcando as mercadorias há 180 dias. Hoje você foi

informado pelo seu banco que o importador realizou ontem, no vencimento, o pagamento no exterior. De acordo com o cronograma de compras da sua empresa, deverão ocorrer importações durante todos os meses do próximo ano em valor substancial. Você terá suficientes recursos com as vendas domésticas para atender os compromissos no mercado interno. Além disso, você espera que o dólar se valorize nesse período. Com o advento da desregulamentação cambial, o que poderia ser feito com o valor dessa exportação e o que dizem atualmente as normas do Banco Central e da Receita Federal a respeito?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com