TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de câmbio

Resenha: Taxa de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

A taxa de cambio é caracterizada pela troca de moeda de um país pela moeda de outro, tem como objetivo, facilitar as transações entre países. Os regimes cambiais mais usados são os câmbios fixos e o flutuante. O Banco Central compra e vende moeda estrangeira (dólar), a um preço fixo em moeda nacional (cambio fixo). Já o cambio flutuante se dá através da oferta e da demanda do mercado, ou seja, o preço do dólar varia de acordo com a oscilação do mercado.

O sistema de cambio flexível tem como vantagem corrigir automaticamente qualquer tendência de gerar déficit ou superávit o balanço de pagamentos. O aumento das importações implicará na procura por dólares no mercado de cambio. Mas também esse sistema tem suas limitações, se o balanço de pagamentos apresenta um déficit e o real desvaloriza, aumenta-se o preço das importações e gera incertezas nas relações internacionais.

Na teoria das vantagens comparativas, dois países comercializam entre si, e é utilizada para explicar os benefícios do comercio internacional. Um país tem vantagem comparativa na produção de um bem se for relativamente mais eficiente na produção de um mesmo bem.

O valor da taxa de câmbio está exposto à influência direta da balança de pagamentos. Em caso de balança de pagamentos com saldo ativo, a taxa de câmbio aumenta, devido ao aumento da sua demanda por parte dos devedores estrangeiros. Em caso de balança de pagamentos com saldo passivo, a taxa de câmbio terá tendência a cair, já que os devedores internos tentarão cumprir com as suas obrigações externas e, para tal, precisam vender a sua produção em moeda estrangeira. Ela pode aumentar demais a quantidade de dinheiro em circulação, o que levará à desvalorização da moeda nacional e ao aumento geral dos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com