TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc contabeis

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.587 Palavras (31 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3]

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONOPOLIS – FAR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTROLADORIA E CRESCIMENTO PATRIMONIAL: ANALISE E REFLEXÕES ACERCA DAS MICROEMPRESAS

RONDONÓPOLIS - MT

2014

BRUNA APARECIDA DA SILVA MELO[pic 4]

BRUNO RODRIGUES DE MORAES

KAROLINE SOUZA DOURADO

RAIDA KLENIANE DE BARROS

TAYLISSON KAIQUE DIAS

CONTROLADORIA E CRESCIMENTO PATRIMONIAL: ANALISE E REFLEXÕES ACERCA DAS MICROEMPRESAS

Projeto de Pesquisa de Conclusão de Curso apresentado à disciplina de Projeto de Atividades I como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis da faculdade Anhanguera de Rondonópolis - FMG.

Orientador: Prof. Me. Daniel Victor Falcão

RONDONÓPOLIS - MT

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

BRUNA APARECIDA DA SILVA MELO

BRUNO RODRIGUES DE MORAES

KAROLINE SOUZA DOURADO

RAIDA KLENIANE DE BARROS

TAYLISSON KAIQUE DIAS

CONTROLADORIA E CRESCIMENTO PATRIMONIAL: ANALISE E REFLEXÕES ACERCA DAS MICROEMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade Anhanguera de Rondonópolis - FAR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, pela banca examinadora composta pelos seguintes membros:

_____________________________________________

Professor(a). ...........................

Primeiro Examinador

_____________________________________________

Professor(a). ...........................

Segundo Examinador

_____________________________________________

Professor(a). ...........................

Terceiro Examinador

Rondonópolis/MT, 28/11/2014

  Nota final:

DEDICATÓRIA

Não poderíamos deixar de dedicar esse trabalho ao grande arquiteto do universo que nos deu a oportunidade e nos guiou para chegar até aqui, e que, sempre nos momentos mais difíceis esteve ao nosso lado, iluminando, guiando, amparando e sempre mantendo nossa cabeça de pé diante das dificuldades.

Nada mais justo do que neste momento tão importante de nossa vida acadêmica, dedicarmos este trabalho a todas as pessoas que se fizeram presente em nossa longa e cansativa jornada em busca do saber e conhecimento.

Dentre as inúmeras pessoas que contribuíram para nossa formação, dedicamos este trabalho especialmente aos nossos queridos e amados pais, hoje presente ou ‘’in memorian’’, e irmãos que, deram toda a formação humana que hoje possuímos e com muita força e determinação ajudaram-nos a concluir essa caminhada em nossa vida, sem ao menos se queixarem, ou tão pouco pararem de acreditar em nossa capacidade e força de vontade para vencer, diante a incessante busca do conhecimento.

.

AGRADECIMENTOS

O sentimento de gratidão proporciona ao indivíduo uma qualidade que o eleva a condição de ser humano, por isso cabe-nos, por ora, somente agradecer.

Agradecemos primariamente a Deus, pela fé, força, e coragem que nos concedeu para construirmos nossa própria estrada, nos auxiliando nos momentos de dificuldades, mostrando ser sempre possível escolher um novo caminho para obter a vitória almejada. Agradecemos por ter colocado as pessoas certas e nos momentos certos em nossas vidas, para que nos impulsionassem a prosseguir nessa árdua jornada a fim de atingir nossos objetivos.

Indispensável se faz agradecer aos nossos pais, pela base que nos deram e principalmente, por terem nos presenteados com o dom mais precioso, a vida. Mas eles não se contentaram em presentear-nos apenas com a vida, revestiram-nos com amor, carinho e muita dedicação. Abriram as portas para nosso futuro, iluminando-nos com a luz mais brilhante que puderam encontrar: o Estudo.

Agradecemos também o amor, incentivo e compreensão de toda nossa família e amigos, que sempre nos estimularam a seguir em busca de nossos objetivos e sonhos. Nosso muito obrigado!

Por fim, agradecemos aos mestres, pela oportunidade de crescimento intelectual e profissional, pelas orientações precisas que foram essenciais para a elaboração desse trabalho e que levaremos por toda vida profissional e pessoal.

Em especial, saudamos a professor Me. Daniel Victor Falcão, pela transmissão de todo o conhecimento, paciência e orientação para o presente trabalho. E a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram no decorrer dessa jornada.


“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

        

Leonardo da Vinci


Lista de Tabelas

Tabela 01–Classificação das empresas, segundo o numero de funcionarios        17

Tabela 02--Classificação das MPEs, seg. o faturamento bruto anual        18

Tabela 03--As causas mais comuns de falhas nos negócios        20

Lista de Abreveaturas

MPEs – Micro e Pequenas Empresas

SEBRAE – Sistema Brasileiro de apoio à Micro e Pequena Empresa

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

RESUMO

Para garantir a sobrevivência da organização dentro de um mercado cada vez mais competitivo, os administradores necessitam ter informações cada vez mais atuais e precisas, para uma tomada de decisão segura. Percebe-se nas microempresas a pouca utilização de ferramentas que demonstrem de forma clara a sua saúde financeira. Muitas dessas organizações possuem registros contábeis voltados exclusivamente aos objetivos fiscais, sem compreender a importância dos mesmos para uma análise mais aprofundada. Para obter-se uma administração financeira eficaz, se faz necessário o domínio de determinadas ferramentas que irão indicar o caminho mais adequado para a aplicação de seus recursos. Essa pesquisa visa definir as diversas ferramentas financeiras e a sua viabilidade com vistas à obtenção de indicadores que auxilie no processo de crescimento das microempresas, bem como a contribuição da Controladoria no processo decisório na busca da eficácia gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (292.8 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com