TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Pinho

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

        

Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Microeconomia – Turma B

Professor: Marcelo Pinho

O caso estudado busca trazer informações sobre as estratégias de mercado de três diferentes segmentos; setor de alto luxo automobilístico; mercado clandestino de telefones; e mercado de tablets.

        Na primeira reportagem acompanhamos a dinâmica apresentada no mercado de alto luxo do setor automobilístico no ano de 2003, tendo maior destaque às montadoras alemãs como BMW e Mercedes-Benz, que tiveram crescimentos de até 14% em volume de vendas no mercado americano.

        Além disso, foi apresentado o novo modelo de luxo do grupo DaimlerChrysler, sendo esse associado não a marca Mercedes-Benz, mas sim a Maybach, buscando criar um novo panorama sobre a marca e reformular os conceitos de qualidade e proximidade com o consumidor final, ou seja, busca reestabelecer o caráter personalizado e exclusivo dos bens de luxo. No entanto, o que permite a essas marcas se tornarem globais e ainda assim manterem a qualidade e identidade que seus consumidores buscam?

        A criação de um valor-signo, caracterizado como diferenciação informacional. Nesse caso, as empresas alemãs utilizaram da reputação obtida por suas marcas e as redirecionaram a um mercado mais acessível, recriando a imagem de suas novas marcas. Esse processo possibilitou, ao mesmo tempo, a produção em alta escala propiciando a redução de custos e, consequentemente, a elevação dos lucros e a transmissão dessa mesma confiança para os carros de suas novas linhas de luxo.

        Isso é observado a partir do fato de que mesmo não tendo diferencial real, os carros alemães tem maior valor agregado e preferência frente as outras marcas já tradicionais no mercado americano como a Cadillac e a Lincoln.

        À medida que se massifica, o mercado de luxo se aproxima de um público mais amplo que vai muito além da alta sociedade consumidora dos bens de luxo. Todas as classes sociais hoje em dia tentam, de certa forma, ter acesso ao mercado de luxo, o uso de ferramentas de marketing massificadas acabam por prover e manter o desejo pelas marcas. As classes mais baixas, porém, associam-se ao mercado de falsificadores. Como abordado na segunda reportagem, no mercado brasileiro de celulares, esse número chega a 20% do total de celulares do país.

        No terceiro caso, no entanto, somos apresentados a uma outra perspectiva de valorização informacional, abordando, a partir do custo de venda e produção do iPad e suas perspectivas de venda, a influência do marketing e do efeito bandwagon criado por esta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com