TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Hitoria Economica Geral

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  11.530 Palavras (47 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 47

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - ICEG

Hellen Jia Yu Wei

O PAPEL DO ESTADO EM CRISES ECONOMICAS: COVID-19 RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA

Belo Horizonte

2021

Hellen Jia Yu Wei

O PAPEL DO ESTADO EM CRISES ECONÔMICAS: COVID-19, RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Economia.

Declaro que o presente trabalho é de minha autoria e que não recorri para realizá-lo, a nenhuma forma de ajuda externa, exceto quando autorizada pelo professor tutor.

Orientador: Prof. Pedro Paulo Moreira Pettersen

Belo Horizonte

2021

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Econômicas

Hellen Jia Yu Wei

Monografia apresentada ao departamento de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais para obtenção do diploma de graduação em bacharel no curso de Ciências Econômicas.

O PAPEL DO ESTADO EM CRISES ECONOMICAS: COVID-19 E O IMPACTO NA RENDA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

RESUMO DAS AVALIAÇÕES:

1. Do professor orientador                                                        __________

2. Da banca examinadora                                                        __________

3. Nota final                                                                        __________

Conceito                                                                        __________

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, por todo o apoio e contribuição durante a realização e conclusão da graduação nesses quatro anos de estudo.

Ao meu professor e orientador, Pedro Pettersen, por todo o empenho e dedicação ao me auxiliar no desenvolvimento e estudo deste trabalho.

[...] não me interessa denunciar a desigualdade ou o capitalismo enquanto tal – sobretudo porque a desigualdade social não é um problema em si, desde que se justifique, desde que seja ―fundada na utilidade comum, como proclama o artigo primeiro da Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão de 1789. O que me interessa é contribuir, pouco importa quão modestamente, para o debate sobre a organização social, as instituições e as políticas públicas que ajudam a promover uma sociedade mais justa. Para mim, isso só tem validade se alcançado no contexto do estado de direito, com regras conhecidas e aplicáveis a todos e que possam ser debatidas de maneira democrática.” (PIKETTY, 2013, p. 62).

RESUMO

No final do ano de 2019, começou a propagação do vírus SARS-CoV-2 em Wuhan, China. E desde os primeiros meses de 2020 o vírus começou a se espalhar de forma exponencial em todo o globo. A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou dia 12 de março de 2020, o estado de pandemia de coronavírus. Governos começaram tomar medidas restritivas de mobilidades para tentar conter a expansão do vírus e o agravamento da situação. Diante da crise sanitária que se instalada no mundo, economias do mundo começaram a colapsar diante dos impactos exógenos. Governos começaram buscar as melhores alternativas diante a pandemia. Duas correntes teóricas começaram a ser debatidas, a do neoliberalismo ou a keynesiana, qual seria as medidas mais adequada a ser tomada para diminuir os impactos trazidos pelo Covid-19. Países de todo mundo tiveram que aumentar seus gastos públicos, para prover uma contenção do espalhamento do vírus. Além de assegurar a população um bem-estar, através da transferência de renda para famílias mais vulneráveis. Para que a economia no sofresse um impacto ainda mais negativo. Diante da queda no consumo das famílias. Além dos gastos para na saúde pública.  

Palavras-chave: Covid-19. Renda. Estado. Pandemia. Governo. Papel. Keynesiana. Neoliberal

ABSTRACT

In the end of 2019, it started the propagation of the SARS-CoV-2 virus in Wuhan, China. And since the firsts months of 2020 the vírus start to spread all arond the world. In March 12,2020 the World Health Organization (WHO), declared a state of pandemic. Governments started to take measures restricting mobility to try to contain the spread of the virus and the worsening of the situation. Faced with the sanitary crisis that has taken hold in the world, economies around the world have begun to collapse in the face of exogenous impacts. Governments began to look for the best alternatives in the face of the pandemic. Two theoretical currents began to be debated, neoliberalism or Keynesian, which would be the most appropriate measures to be taken to reduce the impacts brought by Covid-19. Countries around the world had to adopt countercyclical measures, so that household income would not suffer a negative impact, which would cause consumption to decrease further, aggravating the economic crisis, in addition to providing a basic income to its population.

Key-words: Covid-19. Incomes. Pandemic. Governments.  Keynesian. Neoliberalism

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Melhor maneira para recuperar a economia depois do coronavírus        11

FIGURA 2 – Falta de acesso a saneamento básico        20

FIGURA 3 – Parcela da população de acordo com a renda        22

FIGURA 4 – Faturamento nominal- Comparação frente ao periodo antes do surto covid-19        23

FIGURA 5 – Interações cara a cara por salário........................................................................24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.6 Kb)   pdf (470.3 Kb)   docx (392.1 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com