TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina de Contabilidade

Por:   •  21/1/2019  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

RODRIGO DE OLIVEIRA

Trabalho da Disciplina de Contabilidade

                                                 Tutor: Prof. Claudia Basilio

CRICIÚMA, SC

2018

Estudo de Caso:

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano financeiro

REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L; DAVILA, Antonio. Harvard Business School, 114-P02, 07 de novembro de 2000. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina de Contabilidade. Acessado em 01 de julho de 2018.

Esse fichamento propôs abordar a empresa italiana Cafés Monte Bianco, responsável pela produção e distribuição de cafés por toda a Europa, considerada a maior e mais influente devido ao seu sabor e ao alto padrão de qualidade. Essa organização possui características de âmbito familiar, sendo passado as técnicas e gestões de geração em geração, sendo que atualmente está na terceira sucessão, iniciada por Mario Salvetti e nos dias de hoje comandada por seu neto Giácomo Salvetti. Os proprietários investiam fortemente em estudos e pesquisas na intenção de aprimorar suas técnicas de cultivo de grãos, encontrar novos sabores e combinações de produtos.

Em meados do ano 2000, a empresa lançou-se à produção de marcas próprias, sendo esse fato culminante para manter o sucesso no mercado diante da crise financeira que havia se estabelecido por três anos. Essas circunstâncias fizeram a direção da empresa repensarem o seu planejamento estratégico e a decisão consistiu no desejo pelo aumento agressivo dos negócios e buscar-se maior sucesso da companhia quando comparados as administrações anteriores. Os resultados imediatos logo após as tomadas de decisões foram a expansão da capacidade de produção por meio da ampliação das suas instalações e investimentos em estruturas. Os novos dados de produção alcançados foram o aumento de 350 mil quilos ao mês para 500 mil quilos ao mês, um acréscimo de 150 mil quilos por mês, totalizando um novo valor de investimento de 6 milhões de Liras com previsão de vida útil de 15 anos.

Devido a conveniência de atender e manter a crescente demanda, novas questões foram vivenciadas pela Monte Bianco, dentre elas, a necessidade de reduzir ou até extinguir a produção de cafés Premium, principal foco desde a criação da empresa. A decisão tornou-se extremamente difícil pela tradição e essência que a marca Premium carregava, além de portar os princípios do fundador e a sua inexistência podendo ser considerada uma traição aos objetivos pelos quais a companhia havia sido fundada.

Giácomo permanecia confuso em meio as opções que lhe cabiam, optando por solicitar um estudo contábil para obter informações precisas sobre a lucratividade de seus negócios para identificar os futuros impactos financeiros e qual direção estratégica seguir. A conclusão definida é que o segmento de cafés Premium comportava-se como volátil enquanto as marcas próprias garantiam maior estabilidade e continuidade no fornecimento de suprimentos. Por meio dos levantamentos, foram apontados reduções operacionais nos custos de produções devido a simplificação do plano de produção e maior capacidade de estocagem de produtos de marcas próprias. Ainda foram apontados reduções dos custos administrativos nas áreas de marketing, vendas, gestão e P&D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com