TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Crescimento Econômico

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico discute estratégias de longo prazo,escolhendo melhores formas para um crescimento econômico equilibrado e autossustentado, procurando analisar o comportamento do produto potencial, ou pleno emprego da economia por um longo prazo.

   Devemos notar que crescimento e desenvolvimento econômico são dois termos distintos um do outro, crescimento econômico se trata do crescimento da renda por habitante, ou renda per capita ao longo do tempo. Já o desenvolvimento econômico ter valores mais agregados tais como, alterações da composição do produto, alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar a vida de cada pessoa sem setores como, bem-estar econômico e social, pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia.


Crescimento Econômico

   O crescimento do país se constitui pela chamada “Função de produção agregada”, o crescimento decorre de variações na qualidade e na quantidade de capital e mão de obra e também o aumento sustentado de uma unidade econômica um ou vários períodos longos. Tendo em vista avaliações no PIB (Produto interno bruto), visando a elevação de lucros, o enriquecimento da nação, mas sem se preocupar com as condições de vida da sociedade, contrapondo-se com o desenvolvimento econômico, que além de se preocupar com o crescimento, também visa a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral.

   Abaixo alguns fatores de crescimento.

  • Quantidade de mão de obra, resultado do aumento populacional.
  • Aumento do estoque de capital e capacidade produtiva.
  • Melhoria na qualificação da mão de obra.
  • Avanços tecnológicos.
  • Eficiência organizacional .

Capital Humano

   Muito valor é dado ao capital físico, mas o capital humano é muito importante, ele é quem possui habilidades e talentos. O capital humano é adquirido por meio de educação e capacitação, treinamentos e experiência, dificilmente encontrados em países ainda não desenvolvidos, pelo baixo salário e pouco emprego.

                                   Capital Físico

         O Capital físico vem sendo o centro das explicações para o progresso econômico, pelo fato da vasta presença em países ricos, e a escassez em países pobres.

         Um conceito muito utilizado é para explicar o papel do capital físico no processo de desenvolvimento é o da relação produto-capital, que é a razão entre a variação do produto nacional, e a variação da capacidade produtiva (ou estoque de capital).

         Por exemplo, para aumentar o produto brasileiro em 33 bilhões sendo o produto-capital de 0,33 (aproximadamente), é preciso aumentar os investimentos em 100 bilhões de reais. Esse conceito revela que é possível aumentar as taxas de crescimento econômico quando ocorre a taxa de investimentos, para os setores que o produto-capital é maior.

Nossa Visão.

    O crescimento econômico é importante para o pais, investir em desenvolvimento gera lucros, e não só de capital físico, investir também em capital humano e tecnológico, aumento na mão de obra e um acumulo de capital, e lógico que mesmo o governo investindo em capital humano ainda assim demoraria anos para colher os resultados, assim o crescimento esta limitado ao tempo e aos fatores de produção, educação é sim um fator demorado, mas é um dos mais poderosos.

   Um país desenvolvido tem em suas fabricas trabalhadores qualificados, trabalhando menos que outros trabalhadores exercendo a mesma profissão em países não desenvolvidos, sendo mais produtivos pelo desenvolvimento tecnológico e recebendo menos por isso.    

    Ficando claro assim que um país desenvolvido e assim como um país que queira ser desenvolvido, os caminhos são a educação, a longo prazo e isso é poderoso, controle dos fatores de produção, estudando qual a melhor forma de usa-los, investimentos e tecnologia e uma série de qualificações profissionais etc...

Desenvolvimento econômico

    O desenvolvimento econômico é um conceito que por tudo que abrange, traz como comparação da economia com ciências sociais, ele não se restringe a uma área restrita da produção, mas sim em como os frutos da produção é distribuída na sociedade, de que forma isso é aplicado na vida das pessoas, como redução de pobreza, aumento de salários, qualidade de vida, saúde, segurança, transportes, baixo nível de poluição entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com