TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NO TRABALHO É CRESCIMENTO!

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Roselaine Santiago Deorio

CIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NO TRABALHO É CRESCIMENTO!

TUTORA: CARLA KELMA

IBATIBA ES

2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Roselaine Santiago Deorio

CIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NO TRABALHO É CRESCIMENTO

Trabalho final de conclusão do Curso PDDE no âmbito do Programa Formação Pela Escola.

TUTORA: CARLA KELMA

IBATIBA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

2. SUJEITOS................................................................................................................05

3. OBJETIVO GERAL..................................................................................05

 

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................06

5. PROBLEMA ……………………...............................................…….........................07

6. METODOLOGIA.......................................................................................07

7. REFERÊNCIAS...........................................................................................................08

  1. INTRODUÇÃO

 Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantida por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
       O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

       Os recursos são transferidos de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.

       O referido projeto tem como local de intervenção o Colégio David Gomes, localizado em Ibatiba ES.  Tal escola informa que possui o PDDE, porém não divulga os objetivos atingidos através do programa. Nesse período observaram-se algumas lacunas na introdução e organização do PDDE na Unidade Escolar, despertando o interesse de socializar com a comunidade escolar a experiência e materiais didáticos adquiridos através do curso de PDDE do FNDE.

      A integração da comunidade nas decisões e fiscalizações dos recursos públicos destinados à educação faz com que a comunidade cresça e entenda melhor seus direitos e deveres.

      Ao conseguirmos a participação e colaboração de todos podemos alcançar metas de grande valor para nossa sociedade: Dinheiro público melhor empregado, crescimento na formação de nossos alunos, Melhores condições de trabalho para nossos profissionais.

      Dinheiro público tem que ser fiscalizado, a prestação de contas dos Recursos recebido do Governo Federal através do (PDDE), tem que ser registrado em Ata e lida em Assembleia. A ideia de listar em um mural, bens adquiridos e projetos financiados pelo programa é esclarecedor e estimulante para a sociedade. Podendo assim obter uma gestão transparente e satisfatória.  

      Para o crescimento na formação de nossos alunos, podemos realizar projetos tais como: campeonatos de esportes, gincanas, teatros etc. Contando sempre com o apoio e colaboração de toda a comunidade.

      Para a realização do Projeto “CIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NO TRABALHO É CRESCIMENTO”, contamos com o esclarecimento de como é gasto o dinheiro recebido do governo federal através do programa PDDE, a UEx pode fornecer esses dados.

      Apesar do curto período de compartilhamento verificou-se a pouca participação da comunidade local nas decisões e projetos introduzidos na Unidade Escolar comprometendo o caráter participativo e democrático que deve orientar a relação escola e comunidade. Através de algumas conversas informais com os moradores da comunidade ficou nítida a postura da maioria de que esses assuntos que envolvem recursos financeiros da Unidade Escolar só devem transitar no âmbito da  gestão   escolar  e outros alegam não ter conhecimento de tais políticas públicas que envolvem a participação efetiva de toda a comunidade escolar. A escola referida (Davi Gomes) possui uma pagina na internet, porém a comunidade desconhece essa informação.

  1. SUJEITOS

- Comunidade escolar do Colégio Municipal David Gomes.

- Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ibatiba – ES

- Professores atuantes no Município de Ibatiba – ES

  1. OBJETIVO GERAL

Desenvolver junto à comunidade escolar a importância da reflexão e projetos de intervenção acerca do PDDE enquanto política pública voltada para a melhoria da estrutura física e pedagógica da U.E. Garantindo uma educação de qualidade com caráter participativo e que atenda os interesses e necessidades dos atores envolvidos.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer parcerias com entidades que são beneficiadas pelo PDDE, a fim de detectar e evitar possíveis fraudes e emprego equivocado dos recursos.

- Articular uma estreita relação entre todos os atores envolvidos da comunidade escolar, estabelecendo uma dimensão participativa e cooperativa do programa. Dentro desse contexto a elaboração de convites destinados aos moradores faz-se necessário, além da criação de um blog específico para a divulgação de todo o processo que envolve o PDDE no Colégio Municipal Pereira Bruno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (354.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com