TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico

        Esse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável trata, em sua maioria, da economia internacional e incentiva o turismo sustentável, alegando não ser justo deixar a “conta” do crescimento acelerado de hoje para as gerações futuras. É separado dez objetivos principais, os quais serão apresentados agora:

8.1 sustentar o crescimento econômico per capita pelo menos um crescimento anual de 7% do PIB nos países menos desenvolvidos.

8.2 atingir níveis mais elevados de produtividade, por meio da modernização tecnológica e inovação. Foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão-de-obra.

8.3 promover políticas orientadas para a geração de emprego decente, incentivar a formalização e apoiar pequenos empreendedores.

8.4 melhorar a eficiência dos recursos globais na produção, e então dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o “Plano Decenal de Programas Sobre Produção e Consumo Sustentáveis”.

8.5 alcançar uma qualidade de emprego decente, inclusive para PCD (pessoa com deficiência) e remuneração igual para trabalho de igual valor.

8.6 reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação (meta a ser cumprida até 2020).

8.7 erradicar o trabalho forçado, a moderna escravidão, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil.

8.8 proteger os direitos trabalhistas e promover maior qualidade nos ambientes de trabalho, incluindo os trabalhadores migrantes.

8.9 implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura, os produtos/comércio local e se preocupa também com a preservação do local.

O décimo é composto por A e B:

8.10 fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais, incentivando assim  a expansão do acesso aos serviços bancários, financeiros, e de seguros.

8.a aumentar o apoio da Iniciativa de Ajuda para o Comércio para os países menos desenvolvidos.

8.b desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens.

Dados do IBGE, de 2015, mostram que cerca de 2,5 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no país. Para erradicar esse trabalho, precisamos ter mais educação disponível e também medidas de auxilio financeiro aplicadas aquela família

As atividades mais comuns são o trabalho doméstico, agricultura, construção civil, lixões e tráfico de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com